Na manhã desta quinta-feira, 11, o pré-candidato a vereador Lucas Carneiro Oliveira, conhecido como Lucas Paraíba, agrediu a equipe de reportagem da TV Mirante, afiliada da Globo no Estado do Maranhão. O incidente ocorreu durante uma transmissão ao vivo do programa Bom Dia Mirante.
Os jornalistas estavam cobrindo um acidente de trânsito na Avenida Jerônimo de Albuquerque, na região do Cohafuma, em São Luís. De acordo com testemunhas, Lucas causou o acidente e apresentava sinais de embriaguez.
Ele colidiu na traseira de outro veículo, que girou na pista e bloqueou parcialmente a avenida, dificultando a passagem de outros automóveis.
Equipe da Tv Mirante é agredida por motorista embriagado que causou acidente nesta quinta-feira, 11 de julho pic.twitter.com/ZR8dSWH7jC
— DIEGO EMIR (@diegoemir) July 11, 2024
Enquanto a repórter Nicce Ribeiro relatava o acidente ao vivo, Lucas interferiu na transmissão ao colocar a mão na câmera e agredir fisicamente a repórter, o cinegrafista Luís de França e o auxiliar Luís Garcês. A transmissão teve de ser interrompida imediatamente.
Depois da agressão, o pré-candidato fugiu do local ao subir em um caminhão que passava pela avenida. A Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) chegaram ao local minutos depois e rebocaram o veículo de Lucas.
TV Mirante emite nota de repúdio contra pré-candidato a vereador
A equipe da TV Mirante registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia do Vinhais por agressão. O cinegrafista e o auxiliar sofreram pequenas escoriações. Em nota, a emissora Mirante repudiou o ato.
“A agressão a um profissional da imprensa é um ataque direto à liberdade de expressão, um dos pilares fundamentais da democracia. O direito à informação é garantido pela Constituição Federal, e a liberdade de imprensa é essencial para o Estado Democrático de Direito.
A TV Mirante se solidariza com os jornalistas agredidos e com todos os profissionais de imprensa que, diariamente, enfrentam desafios para cumprir seu papel social e espera que as autoridades apurem o ocorrido com o devido rigor. Continuaremos a desempenhar nosso papel com coragem e determinação, em respeito ao direito de toda a sociedade à informação.”
Por meio de suas redes sociais, Lucas Paraíba se desculpou por sua reação, que classificou como “impulsiva”. O pré-candidato também disse que está tentando resolver o caso “da melhor forma possível”.
“Eu queria pedir desculpas a todos”, disse. “Eu fiquei bem nervoso, não queria que me filmassem. Não tomei a melhor decisão para o momento e acabei agindo de forma impulsiva […] Estou buscando resolver tudo da melhor forma possível.”
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
O homem é pré-candidato por qual partido?