O empresário australiano Rupert Murdoch, de 92 anos, anunciou nesta quinta-feira 21 que deixará a presidência da Fox Corporation e da Fox News.
A saída será oficializada na próxima assembleia geral de acionistas das duas empresas, no começo de novembro. Rupert Murdoch será nomeado presidente emérito das companhias.
“Durante toda a minha vida profissional, estive diariamente envolvido com notícias e ideias, e isso não vai mudar”, afirmou em comunicado divulgado pelas empresas.
“Mas é o momento certo para assumir funções diferentes, sabendo que temos equipes verdadeiramente talentosa.”
Sucessor
Rupert Murdoch será substituído pelo seu filho mais velho, Lachlan Murdoch, como presidente das duas empresas, a quem chamou de “um líder apaixonado e de princípios”.
Lachlan passa a comandar um conglomerado de notícias, esportes e entretenimento por meio de marcas como Fox News Media, Fox Sports, Fox Entertainment, Fox Television Stations e Tubi Media Group.
![Rupert Murdoch](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2023/09/Rupert-Murdoch-0.jpg)
Em comunicado divulgado pelas empresas, ele agradeceu ao pai pela trajetória.
“Agradecemos a ele por sua visão, seu espírito pioneiro, sua determinação firme e o legado duradouro que ele deixa para as empresas que fundou e para inúmeras pessoas que ele impactou”, declarou.
A notícia ocorre poucos meses depois de Murdoch ter descartado um plano que reuniria seu império de mídia por meio da fusão da Fox com a News Corp.
Trajetória de Murdoch
Rupert Murdoch é um dos maiores magnatas de mídia do mundo. Empresário do setor desde os anos 1950, a fortuna dele é mais de US$ 17,3 bilhões (cerca de R$ 85,16 bilhões), segundo a revista Forbes.
Murdoch assumiu a presidência do jornal australiano The News deixado pelo seu pai Keith Murdoch, que faleceu em 1952. Ele também passou ao Conselho da News Limited, uma empresa pública de mídia que comandava o segundo maior jornal da cidade de Adelaide.
Desde então, Murdoch construiu um grande grupo de mídia, que teve uma influência política significativa nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.