A revista inglesa The Economist comparou a região central do Brasil ao Estado norte-americano do Texas. O artigo expõe o crescimento do agronegócio e da geração de emprego. A publicação abordou o tema em reportagem publicada na quinta-feira 21.
Um trecho do material destaca que sete dos dez municípios que mais cresceram no Brasil estão no “cinturão agrícola” no chamado Centro-Sul do país — o que abrange, o Sul, o Sudeste e o Centro-Oeste.
O município de Sinop (MT) é um dos destaques. A cidade é chamada de “Centro da soja de Mato Grosso” pela revista. O conteúdo relembra o crescimento do município e menciona a tecnologia como importante pilar para o desenvolvimento.
“Graças ao dinheiro e aos empregos gerados pelo boom agrícola, não apenas para os trabalhadores agrícolas, mas também para os trabalhadores da construção civil e outros, a população de Sinop aumentou 73% nos últimos 12 anos, para 200 mil”, diz trecho da publicação. Ao comparar Sinop com Texas, a revista afirma que “hoje uma cidade de rotatórias e concessionárias de automóveis, ela se assemelha mais a um assentamento no extremo sul dos Estados Unidos do que às metrópoles costeiras do Brasil”.
Ao fazer diversas alusões de estereótipos brasileiros, a revista faz uma comparação entre as áreas de baixo povoamento do Texas, de onde os cowboys surgiram, com os territórios rurais da região central do Brasil.
Sobre Sinop, grande produtora de soja de Mato Grosso
Sinop, um polo da soja em Mato Grosso, é um exemplo da tendência positiva como afirma a reportagem da revista The Economist. A publicação inglesa destacou o município como semelhante ao Texas e onde o “futuro parece brilhante”.
“Essa comparação com o Texas é um reflexo do espírito empreendedor, da determinação e do trabalho árduo que todos nós, como sinopenses, incorporamos em nosso dia a dia”, afirma o prefeito de Sinop, Roberto Dorner (Republicanos). “Nossa cidade é um exemplo de progresso, crescimento econômico e, acima de tudo, esperança.”
Sinop, fundada em 1974, tem o nome de uma das empresas que se propuseram a povoar a pequena área localizada em Mato Grosso. Inicialmente, o que tornou-se o nome oficial do município era uma sigla, que significava Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná.
A revista devia ter ficado calada. Agora o pt vai querer arruinar a cidade, assim como quer fazer com o agronegócio.
Terra próspera.