O jornal norte-americano The New York Times (NYT) se tornou alvo de críticas de leitores depois de publicar um artigo de opinião do prefeito da cidade de Gaza, Yahya R. Sarraj, no domingo 24.
O político foi designado para o cargo pelo grupo terrorista Hamas, que controla a Faixa de Gaza, em 2019.
Usuários da rede social X (antigo Twitter) acusaram o jornal de “promover um dos líderes do Hamas e permitir que ele dissemine sua propaganda”. Até às 13h30 desta terça-feira, 26, o The New York Times não havia se pronunciado sobre as críticas.
No artigo “Eu sou o prefeito da Cidade d, e Gaza. Nossas vidas e nossa cultura estão em ruínas”, o prefeito diz que a “a invasão israelense provocou a morte de mais de 20 mil pessoas e destruiu ou danificou cerca de metade dos edifícios do território”.
Sarraj afirmou que se sente em um “pesadelo” com a “destruição indescritível e tantas mortes” devido à guerra iniciada em 7 de outubro.
O prefeito também escreveu que, no começo do conflito entre Israel e Hamas, estava em uma viagem e voltou à cidade “para ajudar o povo”.
Críticas ao The New York Times
No X, o marqueteiro norte-americano filiado ao Partido Democrata, Steve Schmidt, escreveu que a publicação do jornal é “uma vergonha” e que o jornal deixou “os assassinos se fazerem de vítimas na véspera de Natal”.
"They chose to give Hamas a voice and let their poison spread. They let the killers play victim on Christmas Eve. Shameful doesn’t begin to describe it. The NYT is as broken as it gets."
— Steve Schmidt (@SteveSchmidtSES) December 26, 2023
The Times publishing an op-ed by the Hamas-appointed mayor of Gaza is yet another disgrace:… pic.twitter.com/7wi430w4RV
Já o advogado israelense Arsen Ostrovsky, especializado em Direitos Humanos do Forum Legal Internacional (ILF, na sigla em inglês), organização não governamental que atua em defesa do Estado de Israel, comparou a guerra com o ataque do 11 de setembro, nos Estados Unidos, e questionou se o “o NYT também publicaria um artigo de opinião da Al-Qaeda justificando o 11 de Setembro”.
Oh, nothing to see here. Just @nytimes publishing an op-ed by Hamas appointed mayor of Gaza, Yahya Sarraj.
— Arsen Ostrovsky ????️ (@Ostrov_A) December 25, 2023
I wonder, would NYT also publish an op-ed from Al-Qaeda justifying 9-11? Of course not, but there is no red line to this paper's Jew hatred. pic.twitter.com/pLAVgo9sn3
Outro usuário, identificado como Keegan Nazzari, postou: “Nojento, vil, patético. Estas palavras nem começam a descrever o New York Times hoje em dia”.
Disgusting, vile, pathetic. These words don't even begin to describe the New York TImes these days. https://t.co/NCghnk4brl
— Keegan Nazzari (@Keegan_Nazzari) December 25, 2023
+ Leia as últimas notícias de Imprensa no site da Revista Oeste
O Hamas prega a extinção do estado israelense e o extermínio de todos os Judeus. Na verdade, quem não for temente ao Deus deles será exterminado, ou seja, os cristãos logo após ao fim dos Judeus e demais religiões na sequência. Esses malucos na invasão ao território israelense vindo da Faixa de Gaza mataram agricultores tailandeses q estavam empregados nas plantações em Israel. Tailandeses são povos de origem asiática cuja aparência se aproxima de um chinês, malaio, ou mesmo um coreano. Portanto muito longe de um Judeu branco. Isso explica q a meta deles não é dar terra e bem estar aos coitados dos palestinos. O objetivo é fazer guerra santa até o fim de nós ou o fim deles. Escolham!