Fora do elenco da TV Globo há um ano, o ator Thiago Fragoso, de 42 anos, analisou o cenário do mercado audiovisual atual, em entrevista à Folha de S.Paulo, e criticou o critério que as produtoras de novelas e séries adotam na seleção dos profissionais. O jornal publicou o conteúdo nesta quinta-feira, 5.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
“Em cada novela ou série, eu tenho a chance de fazer um personagem. Ou sou eu, ou o Jonas Bloch, ou o Herson Capri, ou o namorado da Larissa Manoela, que também é loiro de olhos azuis. Entrou um não pode mais ter homem hétero, branco”, afirmou Fragoso. “Estamos vendo esse questionamento pela mudança do status quo. Eu tenho uma chance por novela”.
Na opinião de Fragoso, ainda, o mercado audiovisual brasileiro está “parado e esquisito”. Ele disse que a falta de investimentos é um problema e que tem a necessidade constante de buscar oportunidades na carreira artística.
Leia também: “Globo x YouTube: a luta da década”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 220 da Revista Oeste
“Esse ano deu uma esfriada barra pesada, tiraram completamente os investimentos”, disse. “A gente precisa estar na batalha todos os dias”.
Thiago Fragoso tinha contrato com a TV Globo desde os 20 anos. Na antiga emissora, realizou diversos trabalhos e era considerado um artista versátil. Em Amor à Vida, de 2014, ele protagonizou o primeiro beijo entre dois homens em uma novela da Globo, junto com o ator Mateus Solano.
Atuação em teatro e importância das redes sociais
Atualmente, Fragoso integra o elenco da peça Dois de Nós com Antonio Fagundes, Christiane Torloni e Alexandra Martins. Ele destacou a importância das redes sociais para aumentar as chances de se conseguir trabalho, ainda que prefira manter um perfil discreto. No Instagram, Fragoso tem 2,3 milhões de seguidores.
O ator também mencionou as dificuldades da nova fase de sua carreira, principalmente devido às restrições de escalação relacionadas ao seu perfil físico e à questão da representatividade na televisão. Ele comenta que isso afeta suas oportunidades de interpretar diferentes personagens.
Leia também: “A velha imprensa descobre Xande”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 232 da Revista Oeste
Apesar das dificuldades e mudanças no mercado, Fragoso enfatiza a importância das redes sociais como complemento de renda para os artistas e um espaço para se relacionar com os fãs, onde ele pode ser autêntico e compartilhar sua vida pessoal.