Xuxa Meneghel foi processada por seu antigo fotógrafo oficial, Francisco Aparecido Dias. O profissional, que trabalhou com a famosa durante 15 anos, entrou com uma ação por ter algumas de suas imagens apresentadas sem autorização em Xuxa, o Documentário, do Globoplay, lançado em 2023, e exibido pela TV Globo em 2024.
Ele pede R$ 49,3 mil de indenização na Justiça. O caso corre no 21º Juizado Especial Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. O fotógrafo alega que foi responsável por fazer vários registros oficiais de Xuxa ao longo dos anos em que trabalhou ao lado da modelo, tendo duas dessas fotos exibidas em dois episódios da série documental.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
Ele afirmou que conversou com a Xuxa, Endemol e a própria Globo para o licenciamento das imagens, mas não houve acordo financeiro. Uma audiência de conciliação foi marcada para o dia 7 de maio entre todas as partes.
A artista, a Globo e a Endemol não se pronunciaram sobre o caso até o momento. Outro motivo que levou Francisco Aparecido Dias a entrar com o processo contra Xuxa tem a ver com uma entrevista que ela deu à revista Veja, em 2018, em que ela diz ter sido enganada pelo fotógrafo no passado, mas sem quaisquer comprovação.
Ex-fotógrafo de Xuxa Meneghel tentou fazer acordo extrajudicial
“No ano passado, diversos emails e mensagens de WhatsApp com detalhes do ocorrido foram trocados com representantes das rés, que nenhuma solução apresentaram, limitando-se a dizer que iriam averiguar a possibilidade de uma composição pelo uso indevido da imagem de autoria do autor”, explicam os advogados do fotógrafo.
“Porém, ao final, concluíram que o melhor seria o autor tentar buscar seu direito na esfera judicial”, lamentou a assessoria jurídica do ex-funcionário de Xuxa Meneghel.
Leia mais detalhes sobre a notícia no site TV Pop, parceiro editorial da Revista Oeste
Só 50 mil?
Esse povo ganha mais com a Lei Rouanet.