A Samsung deve investir US$ 10 bilhões na construção de uma fábrica de alta tecnologia voltada para o desenvolvimento de chips de processadores. De acordo com a Bloomberg, a companhia sul-coreana já escolheu até mesmo o local onde pretende instalar a nova fábrica: a cidade de Austin, no Texas.
A ideia de levar mais negócios para os Estados Unidos tem relação direta com a decisão da empresa de fortalecer seus negócios no país ao mesmo tempo em que incomoda rivais do mercado, como a TMSC, que planeja construir uma nova fábrica até 2024. O empreendimento ficará no Arizona e está avaliado em US$ 12 bilhões.
Vale ressaltar que a construção de uma fábrica em solo americano agrada ao governo dos Estados Unidos, já que vai gerar empregos no país. Um dos desafios da companhia tem sido convencer o governo norte-americano, agora do presidente Joe Biden, a negociar taxas e subsídios para baratear os custos.
O início das operações da nova fábrica, que ficará responsável por produzir processadores com o uso de litografia ultravioleta extrema, está previsto para 2023.
Leia também: “Samsung programa lançamento do Galaxy S21”
Quem diria, será preciso que empresários orientais salvem a indústria dos EUA enquanto os próprios americanos como Bezos e Gates praticam o outsourcing nos confins do mundo?
Bem que o governo brasileiro poderia atrair esse tipo de empresa aqui no Brasil para que criemos expertise na área de microcomponentes eletrônico e de integração larga escala. Tem os bastante área e clima para isso, além da matéria prima.