O Titanic desperta curiosidades até os dias atuais. O navio naufragou no Oceano Atlântico Norte em abril de 1912, e tem seus destroços a 3,8 mil metros de profundidade e a cerca de 640 quilômetros da costa da província de Terra Nova e Labrador, no Canadá.
A história do transatlântico RMS Titanic inspirou o filme protagonizado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, que venceu 11 estatuetas do Oscar de 1998. Desde então, um mercado se formou, com empresas vendendo pacotes para levar pessoas até os escombros do navio.
Leia mais:
Uma dessas empresas fez com que a história do Titanic voltasse a movimentar as redes sociais e a imprensa desde o início desta semana. Isso porque o Titan, submarino fabricado pela norte-americana OceanGate, desapareceu depois de partir — com cinco pessoas a bordo — para mais uma expedição até os destroços do já centenário naufrágio.
As 10 curiosidades sobre o RMS Titanic
Dessa forma, a partir de reportagem da CNN em Espanhol, Oeste organiza a lista com dez curiosidades sobre o RMS Titanic:
- 1 — Início da construção
Os primeiros passos para construção do Titanic são datados de 31 de março de 1909. O trabalho levou cerca de três anos.
- 2 — Custo milionário
De acordo com as informações, a construção do navio custou US$ 7,5 milhões.
- 3 — Maior navio da época
Na época em que foi construído, o RMS Titanic era considerado o maior navio de passageiros do mundo. Ele tinha 269 metros de cumprimento, pesava 46,3 mil toneladas e tinha velocidade máxima de 23 nós (equivalente a 42,6 quilômetros por hora).
- 4 — Naufrágio na viagem de estreia
O navio naufragou no Oceano Atlântico Norte em 15 de abril de 1912, três horas depois de colidir com um iceberg. Detalhe: era a primeira viagem da embarcação, que deixou Southampton, no Reino Unido, em 10 de abril. O Titanic fez paradas em Cherbourg, na França, e em Cobe, na atual República da Irlanda (mas que pertencia ao Reino Unido na ocasião, quando se chamava Queenstown). O destino final seria o porto de Nova Iorque, nos Estados Unidos. O naufrágio ocorreu a cerca de 640 quilômetros da costa da província de Terra Nova e Labrador, no Canadá.
- 5 — Mortos e sobreviventes
Na viagem que tinha Nova Iorque como destino, o RMS Titanic contava com 2.223 pessoas a bordo. Dessas, 1.517 morreram, enquanto 706 sobreviveram.
- 6 — Ação de resgate
O navio RMS Carpathia foi o primeiro a chegar no local do acidente com o navio. Ele chegou a Nova Iorque com os sobreviventes, em 18 de abril de 1912.
- 7 — Encontro dos destroços
Os destroços do Titanic foram localizados em 1º de setembro de 1985, em operação feita por cientistas e pesquisadores dos Estados Unidos e da França. Os trabalhos foram liderados por Robert Ballard e Jean Jarry.
- 8 — Morte da última sobrevivente conhecida
A britânica Millvina Dean morreu em 31 de maio de 2009. Ela era tida como a última sobrevivente do naufrágio.
- 9 — Destroços “engolidos” pelo oceano
Estudo realizado em agosto de 2019 por mergulhadores da Triton Submarines identificou que os destroços do navio estão sendo engolidos pelo fundo do oceano. Além disso, eles também observaram que o que sobrou está sendo devorado por bactérias comedoras de metal.
- 10 — Destino de expedições subaquáticas
Por despertar curiosidades, o Titanic passou a motivar expedições subaquáticas. Esse é, por exemplo, o modelo de negócios da OceanGate, fabricante do navio Titan e que realiza pacotes de viagens até os destroços do navio. A empresa está, inclusive, sendo processada por um casal que chegou a pagar R$ 1 milhão e não realizou a viagem até o fundo do mar. Um youtuber mexicano, porém, conseguiu fazer a viagem — e publicou vídeo contando a história.
Leia também: “Quem são os tripulantes do submarino que sumiu no Oceano Atlântico”
E mais: “Submarino desaparecido no Atlântico: termina prazo de oxigênio disponível”
E ainda: “Youtuber que viajou em submarino: ‘Valia a pena o risco'”