A operação de resgate dos brasileiros que vivem na Cisjordânia, território palestino entre Jordânia e Israel, começou nesta quarta-feira, 1º. O grupo de 32 passageiros — 12 homens, nove mulheres e 11 crianças, de 12 famílias — embarcou em segurança para o Brasil. O avião deverá chegar à Base Aérea de Brasília por volta das 5h30, desta quinta-feira, 2.
O destino final das famílias repatriadas será Foz do Iguaçu (PR), São Paulo, Florianópolis, Recife, Rio de Janeiro, Fortaleza, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre. Dois brasileiros ficarão em Brasília. Além das crianças, estão no grupo seis idosos, sendo dois deles cadeirantes.
Os detalhes do resgate foram divulgados pelo embaixador Alessandro Candeas, chefe do Escritório de Representação do Brasil em Ramallah, maior cidade da Cisjordânia.
A logística inicial para o resgate contou com três veículos, entre ônibus e vans alugados pelo escritório da representação diplomática do Brasil em Ramallah. Até chegar à Jordânia, os veículos passaram por 11 cidades na Cisjordânia para buscar os 32 brasileiros em seus locais de residência.
Leia também: “Mais um avião da FAB vai resgatar brasileiros em Israel”
De acordo com Candeas, medidas de segurança foram tomadas na identificação dos veículos da diplomacia brasileira. “As placas, os trajetos e as listas de passageiros foram informados às autoridades da Palestina e de Israel.”
Segundo o governo brasileiro, os trâmites migratórios foram realizados na cidade de Jericó, na Cisjordânia. Depois de resolvidas as questões burocráticas, o grupo cruzou a fronteira com a Jordânia e, de lá, embarcou para a capital Amã, em outro ônibus fretado.
No Aeroporto Internacional Queen Alia, ao sul de Amã, o grupo brasileiro embarcou em uma aeronave da Presidência da República.
Outros brasileiros aguardam o resgate
Um outro grupo de 34 brasileiros está na Faixa de Gaza, território palestino que não faz fronteira com a Cisjordânia. Esse grupo ainda aguarda liberação para cruzar a fronteira com o Egito.
Leia também: “Governo federal pretende resgatar 900 brasileiros que estão em Israel”
Com a chegada dos brasileiros que estavam na Cisjordânia, terão sido 1.446 pessoas que retornaram ao Brasil desde o inicio dos conflitos entre Israel e o grupo terrorista Hamas, em 7 de outubro. Três bolivianas também foram resgatadas pelo governo brasileiro. A operação tem o nome de “Voltando em Paz”.
Leia mais: “Terroristas do Iêmen divulgam vídeo de mísseis disparados contra Israel”
Estavam na Cisjordânia controlada pela Fatah. Quero ver é na Faixa de Gaza controlada pelo “combatentes” do Hamas…Vai lá Lula, pede a seus amiguinhos pra liberar o pessoal…