A Agência Espacial Europeia (ESA) faz a primeira transmissão ao vivo de Marte nesta sexta-feira, 2. A data marca o vigésimo aniversário da missão espacial não tripulada Mars Express.
Por uma hora, a agência mostra imagens diretamente do planeta vermelho. O evento ocorre desde as 13 horas. Assista à live abaixo.
Novas imagens surgem na transmissão a cada 50 segundos, por meio da Câmera de Monitoramento Visual (VMC) a bordo do orbitador marciano de longa duração. “Isso é o mais próximo que você pode chegar de uma exibição ao vivo do planeta vermelho”, informou a ESA.
O tempo entre as imagens serem tiradas da órbita de Marte e apareceram na tela é de cerca de 18 minutos. A agência espacial informou que são 17 minutos para a luz viajar de Marte para a Terra em sua configuração atual, além de aproximadamente 1 minuto para passar pelos fios e servidores do solo.
Leia também: “Nasa encontra destroços de sonda japonesa na Lua”
De acordo com a ESA, a câmera de transmissão é antiga. Ela foi planejada originalmente para fins de engenharia, a uma distância de 3 quilômetros da Terra.
Jemes Godfrey, gerente de operações de Naves Espaciais do Centro de Controle de Missão da ESA em Darmstadt, na Alemanha, disse que tal iniciativa “nunca foi tentada antes”. “Para ser honesto, não temos 100% de certeza de que funcionará”, observou. “Mas estou bastante otimista. Normalmente, vemos imagens de Marte e sabemos que foram tiradas dias antes. Estou animado para ver Marte como é agora, o mais próximo possível de um ‘agora’ marciano.”