A Polícia de Northumbria, condado situado ao norte da Inglaterra, disse ter detido, na tarde da última quinta-feira 28, o responsável por derrubar a Sycamore Gap, a árvore mais famosa do mundo.
O autor do ocorrido, segundo as autoridades, é um adolescente de 16 anos — ele não teve o nome revelado.
O jovem permanece sob custódia policial e está auxiliando as autoridades nas investigações do caso, conforme publicação da Polícia de Northumbria no X (antigo Twitter). A mensagem diz ainda que a “investigação ainda está em um estágio muito inicial”.
Antes da prisão, a força policial descreveu a árvore como um “marco de renome mundial”. Kevin Waring, o superintendente de polícia, disse que a derrubada da Sycamore Gap representou “um dia incrivelmente triste, e que a árvore foi um ícone do Nordeste da Inglaterra e apreciada por muitos que vivem ou visitaram a região onde ela estava localizada”.
Por que a Sycamore Gap, a árvore mais famosa do mundo, é tão emblemática?
A árvore estava localizada próximo à Muralha de Adriano, um extenso muro construído durante o domínio romano das Ilhas Britânicas com o objetivo de manter as tribos bárbaras afastadas.
A árvore ficou famosa depois de aparecer em algumas cenas do filme Robin Hood, do diretor norte-americano Kevin Reynolds, lançado em 1991. A Sycamore Gap era considerada ponto turístico no Reino Unido, sendo admirada por pessoas que visitavam o parque nacional inglês.
Nas redes sociais, foram divulgadas fotos que mostram o que restou da árvore: apenas um pé do tronco. A Sycamore Gap foi eleita a “árvore do ano” em 2016.
Centenas de usuários das redes sociais manifestaram revolta e lamentaram a derrubada da árvore. O político local Steven Bridgett escreveu no seu perfil no Twitter/X que a árvore foi “definitivamente cortada com uma serra elétrica”.
Poderia ter sido fulminada por um raio. Aprovam o assassinato de crianças com a legalizaçao do aborto, mas a preocupaçao é com uma arvore que foi cortada por um cabeça cheia de minhocas. Todos os anos planto mais de 30 arvores, mas isso nao é razao para estar idolatrando arvores. Que o Reino Unido deixe de importar madeira roubada da Amazonia, por clandestinos que estao destruindo a Selva Amazonica, para exportar para a Europa e outros falsos ecologistas. Na minha propriedade tenho um ALCANFOR que tem mais de 100 anos de vida.