Depois da deposição de Kevin McCarthy como presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Patrick McHenry, da Carolina do Norte, foi nomeado presidente interino da Casa nesta terça-feira 4.
Ele é do Partido Republicano e um aliado importante de McCarthy. O congressista estava em uma lista que o presidente deposto deveria entregar em um caso de perda de mandato, como ocorreu.
Por assumir de forma temporária o cargo, McHenry recebeu o título de O orador pro tempore. Ele só poderá encerrar ou suspender sessões e reconhecer as nomeações.
McHenry assumiu a presidência interina da Câmara depois da votação que destituiu McCarthy por 216 a 210. A Casa deverá realizar eleições para um novo presidente no dia 11 de outubro.
Primeira deposição da presidência da Câmara
A deposição de McCarthy foi a primeira da história da Câmara norte-americana, por meio da aprovação de uma resolução. Oito republicanos votaram para retirar o deputado do cargo.
O mandato de McCarthy foi o segundo mais curto da história da Casa, com 269 dias.
A presidência mais curta foi do deputado Michael C. Kerr, de Indiana, que cumpriu o mandato por 257 dias. Kerr morreu de tuberculose em 19 de agosto de 1876.
Em relação à votação de um novo presidente da Câmara, ainda não está claro sobre quem teria o apoio necessário para ganhar.
A disputa pela presidência da Casa é marcada por um momento de questões internas no Partido Republicano, entre congressistas leais ao ex-presidente Donald Trump e membros mais moderados do partido.
A perda de mandato de McCarthy ocorreu poucos dias depois de articular um projeto para evitar a paralisação do governo dos Estados Unidos.
“Não me arrependo de ter negociado. Não me arrependo dos meus esforços para construir coligações e encontrar soluções”, disse McCarthy.
O deputado republicano Matt Gaetz chamou McCarthy de “uma criatura do pântano” depois da destituição.
“Ele subiu ao poder coletando dinheiro de juros especiais e redistribuindo esse dinheiro em troca de favores”, comentou Gaetz.
“Estamos ‘quebrando a febre’ e deveríamos eleger um orador que seja melhor.”