“Saltem do helicóptero”, ordenou Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile, aos passageiros da aeronave que ele pilotava, segundos antes de cair em um lago. A decisão salvou a vida dos três passageiros a bordo: sua irmã Magdalena e outras duas pessoas.
O acidente aconteceu em Lago Ronco, na região de Los Ríos, no sul do Chile, neste domingo, 6. O político conservador de 74 anos não conseguiu se desprender do cinto de segurança e morreu afogado.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
De acordo com os jornais chilenos La Razon, El Confidencial, Emol e El Periodico, Magdalena Piñera descreveu o que está sendo apontado como ato “heroico” de seu irmão.
“Se eu pular com vocês, o helicóptero cairá sobre todos nós”, disse o político ao perceber, pouco depois de decolar, que a aeronave estava com problemas.
Ainda de acordo com Magdalena, Piñera procurou aproximar o helicóptero da superfície do lago para que os passageiros pudessem saltar na água com segurança.
Os três conseguiram nadar até a margem e sair sozinhos do lago sem ferimentos. Segundo o jornal La Razon, apenas a irmã do ex-presidente apresentou hematomas.
Linha de investigação aponta para vidro embaçado
A aeronave começou a perder altitude quando estava a 400 metros da casa do empresário José Cox, onde Piñera havia almoçado com o amigo.
De acordo com a imprensa chilena, as autoridades que estão investigando o acidente trabalham com a hipótese de uma das janelas da aeronave ter ficado entreaberta, o que teria embaçado o vidro em questão de segundos, fazendo Piñera perder toda a noção de distâncias.
O político havia acabado de renovar a licença para conduzir helicópteros e era apontado como um piloto experiente.