Na quarta-feira 14, o Senado dos EUA aprovou a nomeação de Elizabeth Bagley para a embaixada norte-americana no Brasil. A diplomata foi indicada pelo presidente Joe Biden em janeiro de 2022, mas precisava da aprovação do Parlamento para assumir o cargo.
Elizabeth ocupará o posto do ex-embaixador Todd Chapman, que deixou o cargo em 2021, depois de se aposentar. A função é exercida por Douglas Koneff, responsável pelos negócios dos EUA no Brasil.
Processo de aprovação antes do Senado dos EUA
Nomeada em 19 de janeiro, a diplomata, teve de esperar quatro meses para ser sabatinada pela Comissão de Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos, realizada em 18 de maio.
Durante a sabatina, Elizabeth afirmou que o Brasil teria “eleições justas e livres”, mesmo com o “momento difícil” no país, devido aos comentários do presidente Jair Bolsonaro (PL) acerca da lisura do processo eleitoral.
A nova embaixadora disse que deseja atuar na redução da influência chinesa e russa no Brasil, que causa preocupações às autoridades norte-americanas. Também afirmou que pressionaria o país a adotar medidas contra Moscou.
Em junho deste ano, a Comissão de Relações Exteriores dos EUA travou a nomeação de Elizabeth para a embaixada no Brasil por “falha” em obter um “relatório favorável”.
Essa sirigaita diz que quer reduzir a influência russo-chinesa e critica Bolsonaro e apoia o cachacista ex-presidiário que é capacho de Xi Jinping. Ah, vai tomar sorvete de pistache com João Bidê
Eu só quero ver a cara dela e dos democratas quando perceber que o lula não gosta dos EUA e vai dá preferência a china 😂😂
Essa conhece bem o Brasil. Ela garantiu que as eleições seriam “justas e livres”, e foram mesmo, né? Quer reduzir a influência russa e chinesa no pais. Isso ela vai ter que pedir autorização ao STF.
Ela sabe quem levou as eleições?
Essa mulher é uma contradição ambulante.
kkk cada piada!!
Já avisaram pra ela que os petistas não gostam dos EUA? Pelo menos nos discursos, são “anti imperialismo”.
Deixem eles quebrarem a cara com o lula vai ser lindo . Essa senhora está achando que lula é daquele esquerdista light que quer ser aliado do EUA vai toma porrada a esquerda aqui odeia EUA é eles já deixaram claro isso . Vai ser divertido esquerda americana vs esquerda brasileira