A Noruega está enfrentando o mais rigoroso inverno dos últimos 37 anos. Neste sábado, 6, os termômetros registraram -31,1°C no subúrbio de Oslo, a capital do país — um recorde histórico. A temperatura mais elevada durante o final de semana foi de -21,9°C, conforme dados do Instituto Meteorológico local.
“A noite que acabamos de ter foi provavelmente a mais fria que poderíamos esperar”, disse Martin Granerod, especialista do Instituto Meteorológico norueguês, em entrevista à televisão pública NRK.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Foi a primeira vez na história que o termômetro em Oslo atingiu a marca abaixo de -30°C. No centro da cidade, os termômetros marcaram -21,5°C durante a noite deste sábado. Outros 15 episódios de frio histórico foram destacados em toda a Noruega.
A temperatura começou a despencar nas semanas anteriores ao Natal. Poucos dias depois do Ano-Novo, a Noruega enfrentou outra frente fria, que derrubou ainda mais os termômetros.
Saiba quais são os transtornos causados pelo frio histórico na rotina dos noruegueses
O frio histórico tem causado consideráveis transtornos na rotina dos noruegueses. Segundo relatos da população, canos estão congelados, e ocorreram rupturas de tubulações, especialmente em Oslo.
Leia também: “CO2 nunca controlou a temperatura da Terra”
Os sistemas de transporte público também enfrentam desafios significativos devido às condições de congelamento. Pelo menos 18 linhas de trem foram afetadas.
Em resposta à crise, a estação central de trem de Oslo abriu suas portas como abrigo de emergência para os moradores de rua. Abrigos da cidade e organizações ampliaram sua capacidade para oferecer refúgio do frio.
Também foram relatadas quedas de energia, especialmente nas proximidades do Aeroporto de Gardemoen, em Oslo, impactando milhares de pessoas.
De acordo com a imprensa norueguesa, as seguradoras estão recebendo um aumento nas reclamações.
Leia também: “Uma bizarrice chamada ‘justiça climática’ – parte 1”
Algumas escolas da região costeira suspenderam as aulas por questões de segurança devido a problemas nos sistemas de aquecimento. Estações de esqui também foram fechadas.
Enquanto isso, alguns moradores aproveitaram para praticar o esporte de inverno nas ruas próximas de suas casas. Confira no vídeo abaixo.
Outros países escandinavos registram marcas históricas no inverno europeu
A Noruega não é o único país escandinavo a estabelecer marcas históricas neste começo de ano. A Suécia e a Finlândia, também no norte europeu, já haviam anunciado recorde de frio neste inicio de 2024.
O norte da Suécia registrou o mínimo recorde de -43,6°C, a temperatura mais baixa em 25 anos no país em janeiro. Na Finlândia, os termômetros foram ainda mais baixos: -44,3°C
Os meteorologistas atribuem a frente fria a uma massa de ar ártico que varre a região. Eles esperam que as temperaturas subam ligeiramente nos próximos dias.
Eles deveriam realmente torcer pelo.aquecimento global que não existe.
Os registros arqueológicos provam que o clima do planeta altera-se de tempos em tempos, independentemente da intervenção humana. As civilizações da Idade do Bronze, por exemplo, desapareceram por conta de uma estiagem de dezenas de anos que ocorreu nos arredores do Mediterrâneo e no Oriente Médio. A civilização Maia ruiu por causa da seca. Ou seja, essa estória de “Aquecimento Global” serve apena para arrancar dinheiro dos trouxas.
O verdadeiro aquecimento global se dá no pequeno cérebro dos esquerdistas. O clima continua igualzinho com seus ciclos históricos e milenares!