Arábia Saudita e Irã chegaram a um acordo para retomar relações diplomáticas bilaterais, depois de sete anos de distanciamento. A decisão, anunciada nesta sexta-feira, 10, foi intermediada pela China. Representantes dos dois países estavam reunidos em Pequim desde o dia 6 deste mês para costurar o acordo.
No acordo, os dois países concordam em não interferir em assuntos internos e determinaram o prazo de dois meses para a reabertura das embaixadas. Além disso, o documento prevê a expansão da colaboração em áreas estratégicas, como economia, comércio, ciência e cultura.
Not a complete surprise, but the timing of #Iran’s China-brokered resumption of relations with Saudi Arabia is particularly interesting given that just a few hours before Saudi Arabia had informed the US of its conditions for normalization with Israel. pic.twitter.com/KUYhtzid83…
— Jonathan Harounoff (@JonathanHaroun1) March 10, 2023
Em comunicado divulgado de maneira conjunta, a Arábia Saudita e o Irã agradecem ao Iraque e ao Omã, que sediaram, nos anos de 2021 e 2022, as rodadas anteriores de negociação para o restabelecimento das relações entre os dois países.
Os laços entre as duas nações haviam sido rompidos em 2016, depois que iranianos atacaram sedes diplomáticas sauditas, para protestar contra a execução do proeminente clérigo xiita al-Nimr, por acusação de terrorismo.
A China participou ativamente no restabelecimento das relações entre os dois países, por ter interesses financeiros na região. Os Estados Unidos possuem forte influencia no Oriente Médio, mas Pequim tem feito cada vez mais tentativas de aumentar sua presença na região.
Lula podia levar a caravana dos “direitos humanos” dele pra lá fazer uma farrinha
Se fosse os Sauditas, assine o acordo com os dois pés atrás.