Arqueólogos fizeram uma descoberta bastante interessante na Turquia. Eles desenterraram cosméticos e joias datados de 2 mil anos, na cidade de Aizanoi, na província de Kütahya, no leste do país. O que impressiona é que boa parte do material ainda está intacto.
A descoberta foi feita nas ruínas de um mercado da Roma Antiga na região, próximo do Templo de Zeus, uma das maiores atrações turísticas locais.
Os arqueólogos descobriram dez tonalidades diferentes de pigmentos de maquiagem, principalmente tons de vermelho e rosa, além de joias, frascos de perfume e outros cosméticos da Antiguidade.
Produtos de maquiagem preservados
O responsável pelos trabalhos de escavações, professor Gökhan Coşkun, da Universidade Dumlupinar, disse que a antiga maquiagem romana é “semelhante ao blush e à sombra usados hoje”.
A equipe de arqueólogos acredita que os produtos descobertos eram vendidos em uma loja de cosméticos.
“Durante as escavações, encontramos um grande número de frascos de perfume, além de joias. Há vários itens como grampos de cabelo e colares usados por mulheres”, disse Coşkun em entrevista à agência estatal de notícias turca Anadolu Ajansı.
Segundo o professor, a maquiagem era frequentemente armazenada dentro de conchas de ostras. Para ele, a descoberta desses produtos de maquiagem e acessórios oferece uma visão fascinante dos costumes e práticas de beleza.
Os arqueólogos acreditam que os achados são valiosos para a compreensão da história e cultura da região e fornecem evidências das preferências estéticas dos antigos romanos.
Aizanoi
Conhecida pelo Templo de Zeus, a cidade de Aizanoi é tombada como Patrimônio Histórico Mundial pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
Arqueólogos turcos têm realizado uma série de escavações e descobertas na localidade desde 2011.
“Esta é uma cidade muito importante em termos de religião. Podemos chamá-la de ‘cidade dos deuses’. Santuários especiais foram construídos aqui para muitos deuses”, comentou o arqueólogo Görkem Kökdemir, da Universidade de Ancara, à Anadolu Ajansı.
Aizanoi foi redescoberta em 1824 por viajantes europeus e começou a ser explorada pelo arqueólogo alemão Karl Humann no início da década de 1890.
Desde então, grandes descobertas foram feitas, como templos, teatro, pontes, banheiros públicos e outras estruturas da Roma Antiga.
A cidade foi dominada pelo Império Romano em 133 a.C e, acredita-se, que tenha atingido seu apogeu nos séculos 2 e 3 d.C.
Os romanos e os gregos “fundaram” nossa civilização ocidental. A engenharia romana construiu edificações magnificas, obras de saneamento, estradas, templos, arenas, enfim ainda hoje se pode ver o suficiente para admirar sua engenharia. Pompéia nos dá uma excelente visão do passado desse império. Negar e desqualificar essas origens do nosso mundo ocidental, incluindo o Brasil, como tenta fazer a esquerda, é um desrespeito à nossa identidade étnica e cultural, é o que eles poderiam chamar de “negacionismo”.