Às 11h41 (horário de Brasília) desta sexta-feira, 2, um asteroide do tamanho do Estádio Maracanã passará pela Terra. Batizado de 2008 OS7, o corpo celeste rochoso mede cerca de 271 metros de diâmetro e está em rota de aproximação do planeta. De acordo com a Nasa, agência espacial norte-americana, este asteroide é considerado “potencialmente perigoso”.
+ Leia as últimas notícias do Mundo em Oeste
A distância do 2008 OS7 até o planeta será de 2,8 milhões de quilômetros. A Nasa classifica um asteroide como potencialmente perigoso quando ele tem mais de 140 metros de diâmetro e se sua distância da órbita da Terra em torno do Sol for de ao menos 7,5 milhões de quilômetros.
Leia também: “Nasa revela 1ª análise do asteróide que ‘pode acabar com o mundo'”
Neste caso, essa rocha espacial é quase do tamanho do maior estádio do Brasil, o Maracanã, no Rio de Janeiro, que mede 317 metros em seu eixo maior.
Há risco de colisão?
Apesar da dimensão do asteroide, a Nasa garante que não é preciso se preocupar, pois o risco de uma colisão praticamente inexiste.
“Não precisamos nos preocupar muito com isso, pois esse asteroide não entrará na atmosfera da Terra, embora ainda se aproxime dela”, avaliou o cientista planetário Minjae Kim, investigador do Departamento de Física da Universidade de Warwick.
Ele explica que há milhões de asteroides no nosso sistema solar, dos quais aproximadamente 2.350 foram classificados dessa forma.
+ Nasa cria polêmica ao anunciar missão para levar restos mortais humanos à Lua
“A próxima abordagem significativa da Terra por uma dessas rochas será o 99942 Apophis, em 14 de abril de 2029”, anunciou o investigador.
Segundo o cientista, este asteroide não é grande o bastante para que seja visto a olho nu.
Vai ter um que vai achar a gente na reta!!! Pode ser um pequeno, do tamanho de um carro e pegar de raspão na esplanada, palacio do planalto e STF.
E não custa lembrar
LULA É LADRAÕ!!!
Apesar de o asteroide passar a mais de 200 vezes o diâmetro médio da Terra, por precaução é melhor censurar a internet, aumentar os impostos e acusar o Bolsonaro.
Vamos pela coca-cola e a pipoca que o teatro da nasa vai começar. Mentiras e mais mentiras.
Será que existe alguma remota possibilidade de atingir a Esplanada dos Ministérios, o STF e o Alvorada? Não custa sonhar né pessoal.
Muito curioso medir as coisas como “do tamanho do Maracanã”, maior que “dois campos de futebol”, como se essas comparações fossem mais esclarecedoras do que usar o bom e velho sistema métrico. É muito mais fácil entender “um diâmetro de 150m”, do que “quase do tamanho do estádio do Liverpool”.
Vai passar longe! Que pena!