Três astronautas chineses retornaram à Terra neste sábado, 16, depois de permanecerem 183 dias no espaço. Eles estavam cumprindo a missão espacial tripulada mais longa da história do país, segundo a mídia estatal.
A equipe, formada por dois homens e uma mulher, voltou ao planeta em uma pequena cápsula. O pouso ocorreu pouco antes das 10 horas da manhã, no horário local. Zhai Zhigang, Ye Guangfu e Wang Yaping permaneceram seis meses na estação espacial chinesa Tiangong, ainda em construção.
#China's Shenzhou-13 astronauts, or taikonauts, Zhai Zhigang, Wang Yaping and Ye Guangfu, returned home safely on Saturday morning after a record breaking 183-day mission in space. #AmazingChina pic.twitter.com/j4HcIockTm
— Zhang Heqing (@zhang_heqing) April 16, 2022
“A cápsula de reentrada do Shenzhou-13 pousou com sucesso”, informou a emissora CCTV. Trata-se da mais recente missão do programa espacial chinês, que visa a competir com os Estados Unidos no setor aeroespacial. No ano passado, por exemplo, os chineses saíram na frente dos norte-americanos e pousaram uma rover (veículo de exploração) em Marte.
O trio de astronautas decolou em outubro de 2021 do Deserto de Gobi, no noroeste da China, para dar sequência na segunda missão tripulada planejada para ocorrer entre 2021 e 2022. O objetivo é terminar a construção da Tiangong, cujo significado em mandarim é “Palácio Celestial”. Mais duas missões devem ocorrer ainda neste ano.
Durante muito tempo, a China foi considerada o “primo pobre” da conquista espacial. O país enviou seu primeiro astronauta ao espaço apenas em 2003. Desde a chegada do presidente Xi Jinping, no entanto, Pequim fortaleceu os investimentos no setor aeroespacial.
Leia também: “A China contra o Ocidente”, artigo de Bruno Garschagen publicado na Edição 5 da Revista Oeste
Essa lata os trouxe do espaço?
Parabéns camaradas !
Agora que passaram uma boa temporada nesse cubículo, fiquem em casa em Lockdown e bem vindos a China !
Seu governo está orgulhoso de vocês !