Uma equipe de astrônomos da Universidade de La Laguna, na Espanha descobriu dois exoplanetas que orbitam uma estrela anã a 137 anos-luz do Sol, informou o portal arXiv, no fim de abril. Batizados de TOI-2095 b e TOI-2095 c, os corpos celestes têm massa maior que a da Terra. Os pesquisadores usaram o telescópio TESS para realizar a descoberta.
O achado faz parte de uma missão cujo objetivo é “encontrar planetas menores que Netuno em torno de estrelas brilhantes o suficiente para permitir mais estudos de caracterização”.
“Relatamos a validação de dois planetas em trânsito em torno da estrela anã M TOI-2095 descobertos pelo TESS”, explicaram os pesquisadores, em um estudo. “Usamos imagens terrestres de alta resolução, dados fotométricos do TESS e de velocidades radiais do CARMENES para descartar cenários de falsos positivos, medir os raios planetários e colocar limites superiores estritos nas massas dos candidatos em trânsito.”
Características dos exoplanetas encontrados
Mais próximo da estrela anã, o TOI-2095 b é 25% maior que a Terra, tem um período orbital de quase 20 dias e temperatura de 74 graus Celsius.
Em tamanho, o TOI-2095 c é quase igual o seu “irmão”. Contudo, ele leva 28 dias para concluir sua órbita. O exoplaneta tem uma temperatura média de 24 graus Celsius, com uma massa máxima de 7,4 massas terrestres.
Em uma velocidade média de 300 km por hora levaria aproximadamente 40 mil anos para chegar…
É para lá que devemos mandar o Molusco e a Canja.
O universo é inatingívelmente imenso, resta ao ser humano, ficar apreciando sua imensidão e tentando decifrar enigmas que já fazem parte de um passado longínquo…