Astrônomos descobriram evidências da existência de um novo planeta. O Proxima d gira em torno da Proxima Centauri, a estrela que fica mais perto do Sol. A descoberta foi publicada na quinta-feira 10 na revista Astronomy & Astrophysics. Por estar localizado na “zona habitável” — onde não é nem muito frio e nem muito quente — do astro vizinho, há chances do novo mundo abrigar formas de vida.
Esse foi o terceiro planeta descoberto na órbita da Proxima Centauri. De acordo com os astrônomos, o Proxima d tem apenas um quarto da massa da Terra, demora cinco dias para dar uma volta completa ao redor da estrela-mãe e pode ser rochoso, assim como a Terra e Marte.
“Esta descoberta nos mostra que a estrela vizinha mais próxima parece ter em sua órbita uma quantidade de planetas interessantes, ao alcance de mais estudos e futuras explorações”, disse João Faria, líder do estudo publicado na revista, em nota.
Os primeiros indícios da descoberta surgiram em 2020. Na época, os astrônomos estavam tentando confirmar a existência do Proxima b, outro corpo celeste que orbita da Proxima Centauri. As medições encontradas por eles revelaram um sinal fraco no movimento da estrela, que poderia ser de um novo planeta. As observações feitas pelo telescópio do European Southern Observatory confirmaram as suspeitas dos cientistas.
Mais uma lorota pra deixar o gado pé duro excitado.
Um astronauta russo, ficou esquecido por quase um ano na estação espacial e quando finalmente o resgataram, teve que sair no módulo de aterragem, transportado numa maca, pois seu organismo já não mais se adaptava ao ambiente da gravidade terrestre, teve que passar um período de quarentena para se adaptar. Agora, essa estrela chamada Proxima Centauri b está a “apenas” 40 anos-luz da terra, isso significa que se estivesse numa nave que se deslocasse à velocidade da luz, o que é impossível segundo Einstein, demoraria 40 anos para chegar até lá, só chegaria uma massa disforme, incapaz de se locomover, isso se chegar até lá vivo. Então vamos parar com esses sonhos impossíveis e cuidar da nossa terrinha mesmo.
Paulo Renato, e quem na notícia está falando em possibilidade de humanos viajarem para o planeta descoberto. Apenas está se registrando que mais um planeta foi descoberto orbitando a estrela Próxima Centauri, que fica a 4 e não 40 anos-luz do sistema solar. Simples assim, respeite a ciência.