Uma escola na cidade de Eilat, no sul de Israel, foi atingida, nesta quinta-feira, 9, por um drone. Não houve vítimas. Segundo as Forças de Defesa de Israel (FDI), o ataque partiu de um grupo não identificado da Síria. Em resposta, os militares israelenses atingiram o grupo, na manhã desta sexta-feira, 10.
Israel não revelou o nome da organização que teria sido responsável pelo ataque com o drone. A escola fica às margens de um golfo que dá acesso ao Mar Vermelho, a aproximadamente 400 km do ponto mais próximo do território sírio. Os militares israelenses acreditam que o drone tenha sobrevoado a Jordânia.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Inicialmente, as FDI não sabiam a origem do veículo não tripulado que atingiu a escola de ensino fundamental Tze´elim, causando explosão e destruição parcial. Uma ambulância fez atendimento a cinco pessoas por ansiedade aguda e um homem por inalação de fumaça.
Em comunicado, as FDI disseram que consideram o governo da Síria “totalmente responsável por qualquer atividade terrorista proveniente em seu território”. A nota diz ainda que Israel dará sempre resposta a qualquer investida inimiga. “As FDI responderão severamente a qualquer tentativa de ataque ao território do Estado de Israel”.
Leia também: “Israel afirma que drone não identificado atingiu cidade de Eliat”
Uma série de ataques aéreos contra Israel desde 7 de outubro
O incidente com o drone da Síria se soma a uma série de ataques dirigidos a Israel desde a eclosão do conflito, depois do massacre sem precedente, feito pelos terroristas do Hamas, em 7 de outubro.
O grupo terrorista Houthis, que governa algumas áreas do Iêmen, incluindo a capital, Sanaa, e é alinhado com o Irã, já lançou repetidos ataques com mísseis e drones contra Israel. Todos foram frustrados. As FDI conseguiram abater os projéteis guiados.
Leia também: “Conheça o Houthis, outro grupo terrorista que declarou guerra a Israel”
O último ataque aéreo do Houthis aconteceu nesta quinta-feira, 9. O grupo disse ter disparado mísseis balísticos contra vários alvos israelenses.