Um competidor do CrossFit Games, campeonato que reúne os melhores atletas da modalidade, morreu durante a realização da prova de natação do evento, que ocorre no Texas, Estados Unidos. A morte ocorreu nesta quinta-feira, 8.
As primeiras informações de veículos de comunicação ingleses e norte-americanos apontavam que um homem identificado como Lazar Ðukic, da Sérvia, teria desaparecido durante a etapa que acontecia no lago Marine Creek. A organização oficial do evento confirmou a morte de um atleta, mas sem citar o nome do competidor.
“A CrossFit está profundamente triste com a morte de um competidor do CrossFit Games durante a parte de natação do evento Individual 1 na edição 2024”, afirma a organização do evento, em comunicado. “Estamos cooperando plenamente com as autoridades e fazendo tudo o que podemos para apoiar a família neste momento.”
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Posteriormente, contudo, autoridades confirmaram: o corpo retirado em meio à prova era do atleta sérvio Lazar Ðukic.
A organização também anunciou a suspensão do restante da competição que ocorreria nesta quinta-feira, 8, e classificou que o bem-estar dos competidores é a prioridade do grupo. O calendário do evento previa que as provas fossem realizadas de 8 a 11 de agosto. Não há confirmação se as próximas etapas serão realizadas.
A natação foi a segunda parte da prova no dia. Antes, os atletas correram 3,5 milhas, o que corresponder a 5,6km. No lago, a distância era de 800 metros. Segundo informações de jornais ingleses, restavam 100 metros para a chegada na margem.
Registro de nadador com dificuldade em meio ao CrossFit
Nas redes sociais, circula um corte da transmissão ao vivo feita pela própria equipe da CrossFit Games onde um homem aparenta estar com dificuldades de sair do lugar enquanto nada. Outros competidores chegam a passar perto do nadador e seguem para as margens do Marine Creek.
Segundo o site do jornal britânico Daily Mail, socorristas retiraram um corpo do lago por volta das 10h. E a procura pelo atleta começou duas horas antes, às 8h.
Revista Oeste, com informações da Agência Estado