Estados do país já reiniciaram a reabertura; primeiro-ministro anunciou pacote bilionário de estímulo
Os Estados da Austrália estão relaxando as medidas restritivas a partir desta segunda-feira, permitindo maior lotação nos restaurantes e a reabertura das atrações públicas. O governo está investindo em obras de infraestrutura, com o objetivo de auxiliar na retomada da economia.
A Austrália teve 7.200 casos confirmados do coronavírus e 103 mortos. Com a pandemia sob controle, o governo está indo em frente com o plano de reabertura, que deve ser concluído até julho, informa a agência Reuters.
Leia também: “Cientistas australianos contestam dados da pesquisa sobre cloroquina publicada na Lancet“
No Estado de Nova Gales do Sul, o mais populoso, os restaurantes a partir de hoje permitem 50 clientes e 20 pessoas podem atender a um funeral. O limite anterior para as duas atividades era de 10 pessoas.
Atrações como galerias de arte, museus, livrarias e zoológicos também podem reabrir, claro que ainda respeitando algumas restrições.
Estímulos econômicos
A Austrália espera que o relaxamento das restrições ajude na retomada econômica. Mesmo assim, o primeiro-ministro do país, Scott Morrison, afirmou que estímulos são necessários.
O governo e o Banco Central anunciaram um pacote de 250 bilhões de dólares australianos, cerca de US$ 167 bilhões, que devem ser liberados até setembro.
MAIS: “China pressiona economicamente a Austrália”
Além das obras de infraestrutura, o governo de Morrison também estuda oferecer empréstimos subsidiados para que as pessoas reformem a própria residência.