A companhia aérea chinesa China Eastern Airlines realiza neste fim de semana o primeiro voo com passageiros do C919, primeiro avião de grande porte fabricado fora dos Estados Unidos e da Europa. A empresa almeja concorrer com as aeronaves de Boeing e da Airbus.
O voo inaugural, que levará o número de MU919, tem previsão de decolar do Aeroporto Internacional Hongqio, de Xangai, às 10h45 de domingo, no horário de Pequim, (23h45 deste sábado, 27, em Brasília), com chegada prevista no aeroporto de Pequim às 13h10 no horário local. O segundo voo comercial da aeronave, de Pequim para Xangai, está previsto para acontecer na tarde de domingo.
O início da operação comercial do C919 traz esperança para a China de quebrar o histórico duopólio da europeia Airbus e da americana Boeing na indústria mundial de fabricação de aeronaves.
O C919, fabricado pela Commercial Aviation Corp of China (Comac), é o primeiro jato de passageiros de corredor único construído na China e tem autonomia de voo de 5,5 mil quilômetros. Pode acomodar até 168 passageiros, números mais modestos do que seus rivais A320 da Airbus e a família 737 Max da Boeing.
Em maio de 2022, a China concluiu um voo-teste do C919, mas só recebeu um certificado de aeronavegabilidade por parte da agência reguladora chinesa em setembro do ano passado.
Parabéns, Xi Jong Ping! Você é o cara. Mande o biden para o inferno!
Quem vai querer voar num avião chinês.
Não duvido que a maioria das peças foram compradas por 1,99.
Concorrência vai ser para o Embraer, isto sim.
Acho que o C919 está mais para concorrente da Embraer e da Airbus do que da Boeing
Bom, espero que só sejam usados por chineses, afinal a China necessita de um controle populacional.
Besteira!
A turbina vem de onde???
Se não fabricam as turbinas…NÃO FABRICA AViOES a jato.
PONTO FINAL!!
Ao comprar um carro você opta por um BMW ou um CHERRY ? Se aplica ao avião chinês aí.