O primeiro avião enviado pela Força Aérea Brasileira (FAB) para resgate dos brasileiros no Líbano, pousou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, às 10h25 deste domingo, 6.
A aeronave partiu de Beirute às 13h18 (horário de Brasília) deste sábado, 5, e trouxe de volta ao país 229 pessoas, sendo 219 adultos e dez crianças de colo e três animais.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Eles serão recebidos em Guarulhos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pelo Ministro da defesa José Múcio, pelo Ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira e outras autoridades. Neste momento, o avião está taxiando na pista.
Esta missão é a primeira da Operação Raízes do Cedro, que deve repatriar cerca de 500 brasileiros do Líbano por semana, devido ao aumento das tensões entre Israel e o grupo terrorista Hezbollah.
Repatriação acontece em meio à escalada de conflitos no Líbano
Neste sábado, ataques israelenses resultaram em 23 mortes no Líbano, segundo o Ministério da Saúde libanês. Mais de 1,4 mil mortes correram nas últimas semanas, à medida que as ofensivas se intensificam.
O governo brasileiro alertou que o aeroporto de Beirute continua aberto e recomendou que cidadãos que possuem meios próprios deixem o país.
Leia também: “Exército de Israel se prepara para ações no Irã, no Líbano e na Faixa de Gaza”
A previsão é de que, depois da chegada ao Brasil, a aeronave retorne para buscar uma nova lista de cidadãos que pediram ajuda para deixar a zona de conflito no Oriente Médio.