Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Roma às 6h42 (horário de Brasília) desta terça-feira, 10, para resgatar brasileiros em Israel, alvo de ataques do grupo terrorista Hamas no sábado 7.
+ Leia as últimas notícias de Mundo no site da Revista Oeste.
De acordo com a FAB, os brasileiros devem embarcar em Tel-Aviv, capital de Israel, e decolar de lá no início da tarde desta terça-feira. A expectativa é que o voo chegue ao Brasil por volta da 1h da madrugada da quarta-feira 11.
Essa aeronave — um Airbus A330 KC-30 — tem capacidade para 230 passageiros. No total, a FAB disponibilizou seis aviões para buscar brasileiros em Israel, sendo dois KC-30; dois KC-390, com capacidade para 80 passageiros cada; e mais duas aeronaves cedidas pela Presidência, para 40 passageiros cada.
O segundo voo deve deixar Tel-Aviv por volta das 12h (horário de Brasília) da quarta e chegar ao Brasil às 23h do mesmo dia, com pouso previsto para o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, mais conhecido como Galeão.
A terceira aeronave a sair de Israel tem paradas previstas para Lisboa e Recife (PE), e deverá pousar no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), na manhã da sexta-feira 13.
O quarto avião, com desembarque será no Galeão, também deve chegar na sexta-feira. A quinta aeronave chega no sábado 14, também ao Rio. Ainda não há previsão de chegada para o sexto voo.