Na Austrália, um jovem em seu caiaque conseguiu registrar o momento em que uma baleia jubarte estava de ponta-cabeça. No registro, o animal parece praticamente imóvel.
“Meu coração está batendo tão rápido”, disse Brodie Moss, responsável por gravar o vídeo, publicado no TikTok. Na rede social de vídeos curtos, o registro da baleia “paralisada” soma 53,9 milhões de visualizações.
“Acho que isso é uma cauda de baleia”, continuou o homem. “Ela acabou de emergir e levantar sua cauda, e não está indo a lugar algum. Nem sei o que dizer.”
@ybsbrodie whale vs transparent kayak
♬ original sound – Brodie Moss
Moss viu um filhote nadar ao redor da cauda. Ao colocar sua câmera debaixo d’água, o jovem influenciador digital viu o pequeno animal descansando sua cabeça perto do peito da baleia adulta.
Leia também: “Vídeo: baleia carrega filhote na cabeça no litoral de São Paulo”
No vídeo, é possível ouvir as baleias cantarem suavemente uma para a outra. Os pesquisadores ainda não sabem exatamente onde o encontro ocorreu, embora Moss faça parte do canal Youngbloods do YBS, no YouTube, sediado em Exmouth, no Estado da Austrália Ocidental.
O que os cientistas dizem sobre a baleia “paralisada”
De acordo com biólogos marinhos, ainda não está claro o por quê de esses animais ficarem “paralisados” no oceano. Há, contudo, algumas teorias principais, de acordo com biólogos marinhos.
Os especialistas acreditam que isso é uma maneira de esses mamíferos descansarem, amamentarem suas crias ou apenas terem um momento de repouso enquanto buscam regular suas temperaturas corporais.
Leia também: “Orca mantida em cativeiro por 50 anos ganha liberdade”
“Como muitas outras coisas quando se trata do comportamento, atualmente não se sabe por que elas fazem isso”, disse a ecologista de mamíferos marinhos Denise Risch, da Scottish Association for Marine Science (Sams), em entrevista ao jornal britânico MailOnline.
“Isso frequentemente foi observado em populações de baleias jubarte em seus locais de reprodução de inverno e também em outras espécies, como baleias-francas-austrais, cinzentas e baleias-da-groenlândia”, explica Denise.
A ecologista ainda diz que, “em geral, se acredita que as baleias possam estar descansando ou regulando sua temperatura com esse comportamento, mas não há evidências claras para nenhuma das hipóteses”.