O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, passou por uma cirurgia de hérnia, bem-sucedida, no Centro Médico Hadassah, em Jerusalém, nesta segunda-feira, 1º. Fontes do hospital relataram que o político está consciente e se comunicando com seus familiares, o que indica que o procedimento cirúrgico transcorreu sem problemas.
No entanto, informações sobre o tempo necessário para sua completa recuperação ainda não foram divulgadas. O primeiro-ministro havia avisado sobre a cirurgia no último fim de semana.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Enquanto Netanyahu se recupera, o vice-primeiro-ministro e ministro da Justiça de Israel, Yariv Levin, assumirá temporariamente as responsabilidades de primeiro-ministro. Essa transição ocorre em um momento de agitação política no país do Oriente Médio, com protestos ganhando as ruas no decorrer dos últimos dias.
No domingo 31, um protesto contra o governo de Netanyahu ocorreu em Jerusalém. A principal questão levantada durante a manifestação foi o fim da isenção do serviço militar obrigatório para judeus ultraortodoxos, um tema que tem gerado divisões significativas na sociedade israelense.
Milhares de pessoas se reuniram em frente ao Parlamento israelense, o Knesset. Parte dos manifestantes foi além de críticas à revisão da política relacionada ao serviço militar. Houve pedido por convocação de novas eleições.
Netanyahu e os desafios políticos em Israel
Enquanto a recuperação da cirurgia de hérnia de Netanyahu é aguardada, o cenário político de Israel permanece incerto. O país enfrenta desafios internos e externos que demandam atenção imediata e soluções eficazes, como ações contra o grupo terrorista Hamas e negociação para livrar da Faixa de Gaza mais de cem civis que foram sequestrados no ataque de 7 de outubro do ano passado.