A chuva forte e a ventania da tempestade tropical Beryl mataram pelo menos quatro pessoas, cancelaram voos e deixaram mais de 2 milhões de casas e comércios sem energia no Texas, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira, 8.
O furacão, de categoria 5, perdeu força depois de atingir a cidade costeira de Matagorda e antes de ir em direção a Houston, capital do Estado, de acordo com informações do Centro Nacional de Furacões norte-americano (NHC, na sigla em inglês).
A expectativa é que Beryl enfraqueça ainda mais até esta terça-feira, 9, e se torne uma depressão tropical.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Antes de chegar ao Texas, Beryl já havia provocado estragos significativos na Jamaica, Granada e São Vicente e Granadinas, que resultaram em dez mortes.
Indústria de energia do Texas se preparou para impacto do Beryl
A indústria de energia texana se preparou para o impacto e, por isso, reduziu as atividades em refinarias e esvaziou algumas instalações. Medidas preventivas também incluíram suspensões de aulas, cancelamentos de voos e evacuações em cidades litorâneas.
Escolas suspenderam aulas, companhias aéreas cancelaram voos e algumas evacuações foram ordenadas em cidades costeiras. Vários condados no sudeste do Texas estão sob alerta de inundação repentina devido às fortes chuvas.
Leia também: “Serviços públicos são suspensos no Texas devido ao furacão Beryl”
As autoridades emitiram alertas de inundação repentina para vários condados no sudeste do Texas — incluindo Houston, onde muitas empresas de energia dos EUA têm sede —, devido às fortes chuvas provocadas pela tempestade.
Houston capital do Texas?????!!!!