O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou em uma entrevista no domingo 18 que a pandemia de covid-19 acabou. “Ainda temos um problema com a covid-19. Ainda estamos trabalhando muito nisso. Mas a pandemia acabou. Se você notar, ninguém está usando máscaras. Todo mundo parece estar em muito boa forma. E então acho que está mudando.”
A afirmação foi feita durante entrevista ao programa 60 Minutes, da rede de televisão CBS, gravada à margem do Salão do Automóvel de Detroit, um evento que atraiu milhares de visitantes. Ele também falou sobre as relações com Taiwan, garantindo que daria proteção à ilha em caso de invasão pela China, e sobre reeleição.
A declaração sobre a pandemia gerou críticas, porque muitos norte-americanos — cerca de 400 por dia, segundo números do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), divulgados pela rede CNN — estão morrendo por dia pela infecção causada pelo novo coronavírus.
Além disso, mesmo declarando o fim da pandemia, o governo Biden está promovendo novas vacinas — da Pfizer/BioNTech e Moderna — para proteger contra cepas prevalentes de covid e buscando bilhões em novos financiamentos do Congresso. Ele pediu mais US$ 22,4 bilhões em financiamento para se preparar para um potencial aumento de casos da doença.
O próprio presidente passou mais de duas semanas isolado na Casa Branca após duas crises com a covid, a partir de julho. Ele teve covid em julho, mesmo tendo recebido quatro doses da vacina; em agosto, sua esposa, Jill, contraiu o vírus. Para o presidente, os casos leves são uma prova das melhorias no atendimento durante seu governo.
Candidato à reeleição
Protagonizando frequentes situações de falta de memória, Biden, 79 anos, também comentou, na entrevista, uma possível reeleição e sua condição física e mental por mais quatro anos à frente do governo.
Ele disse que pretende disputar o cargo novamente em 2024, mas acrescentou que continua sob análise. Alguns democratas estão sugerindo abertamente que ele se afaste devido à idade e aos fracos números de aprovação. O presidente, no entanto, demonstra confiança de que ele seria um candidato forte, especialmente se concorresse novamente contra o ex-presidente Donald Trump.
“Se você acha que eu não tenho o nível de energia ou a acuidade mental, então, isso é uma coisa”, disse Biden. “Eu respeito o fato de que as pessoas diriam ‘Você está velho.’ Mas acho que está relacionado com a quantidade de energia que você tem e se o trabalho que você está fazendo é consistente com o que qualquer pessoa de qualquer idade seria capaz de fazer.”
Nossa, descobriu sozinho ou precisou de ajuda?
Biden Barrichello