O ex-presidente da República e atual presidente de honra do Partido Liberal (PL), Jair Bolsonaro, gravou um vídeo nesta terça-feira, 2, em que declara apoio a André Ventura, o candidato da direita a primeiro-ministro de Portugal. O conservador português compartilhou a gravação em suas redes sociais.
“Agradeço ao ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, a mensagem de apoio para as legislativas 2024”, escreveu André. “Eles sabem bem como a esquerda tornou o seu país num antro de miséria e corrupção.”
+ Leia mais notícias Mundo em Oeste
Bronzeado, vestindo uma camiseta de time de futebol, e em férias no litoral brasileiro, Bolsonaro se dirigiu diretamente ao povo português e, “em especial”, aos brasileiros que residem em Portugal.
“É muito importante para todos nós que André Ventura, do Chega, consiga essa cadeira de primeiro-ministro”, afirmou. “É a direita, o conservadorismo, as pessoas de bem, que estão se fazendo cada vez mais presentes neste momento. A grande maioria da população é nossa, está do lado do bem.”
Saiba mais sobre André Ventura e as eleições 2024 em Portugal
O político André Ventura, de 40 anos, é o fundador e líder do partido Chega, a legenda da direita em Portugal. Ele tem se destacado por suas posições conservadoras e críticas à esquerda.
André é conhecido por sua postura firme em relação à questão imigratória e da segurança em Portugal, além de outras posições que geram polêmicas com seus opositores.
As eleições estão marcadas para o dia 10 de março. O pleito foi convocado em caráter de urgência pelo presidente, Marcelo Rebelo de Souza, do Partido Social Democrata (PSD), depois que o primeiro-ministro António Costa renunciou por suspeita de envolvimento em escândalo de corrupção.
O esquerdista Costa é o líder do Partido Socialista (PS) de Portugal. As suspeitas sobre ele são de corrupção e tráfico de influência na atribuição de concessões para a extração de lítio e a produção de hidrogênio verde.