O Brasil terminou pelo menos três Olimpíadas sem conquistar medalhas. Isso aconteceu nas disputas de Berlim 1936, Los Angeles 1932 e Paris 1924. Até hoje, o país participou de 23 edições dos Jogos Olímpicos.
O pior aproveitamento do Brasil em Olimpíadas ocorreu em Berlim 1936 — a única com Hitler como ditador da Alemanha. O Comitê Olímpico Brasileiro enviou 94 atletas — e mesmo assim não conquistou nada. Foram 88 homens e seis mulheres que disputaram em dez categorias: atletismo, basquete, boxe, ciclismo estrada, esgrima, natação, pentatlo moderno, remo, tiro esportivo e vela.
Na cidade de Los Angeles, em 1932, a delegação era um pouco menor: 66 atletas, 65 homens e uma mulher. O grupo estava distribuído em cinco esportes: atletismo, natação, polo aquático, remo e tiro esportivo. E antes disso, 12 atletas brasileiros participaram dos Jogos de Paris de 1924 sem conseguir subir no pódio. Todos homens, eram três remadores, um atirador e oito competidores de atletismo.
Leia também:
Essas três participações do país sem medalhas ocorreram em sequência. É que o país não enviou atletas para os jogos de 1928, em Amsterdã — única ausência desde que a delegação brasileira começou a participar das disputas, em 1920, em Antuérpia, Bélgica.
A primeira medalha do Brasil nas Olimpíadas
O Brasil conquistou medalhas logo em sua primeira participação em Olimpíada. A estreia no pódio veio pelas mãos do coronel Guilherme Paraense, que conquistou o ouro depois de vencer uma disputa de tiro em Antuérpia.