O som da trilha sonora dos anos 1960 saiu da cabeça de Burt Bacharach. Burt nasceu em Kansas City, EUA, em 1928. Dois anos depois sua família se mudou para Nova York onde aprendeu a tocar piano aos 8 anos de idade.
Depois de um início de carreira incerto como compositor, Bacharach ganhou em 1956 a parceria ideal do letrista Hal David. Os dois se tornaram uma usina de sucessos. Suas canções falavam direto para os sentimentos das pessoas comuns – as amargas lembranças que uma separação deixa, a solidão de viver “numa casa e não num lar”, o amor que deixa os apaixonados bobinhos, a busca do sucesso fácil, etc.
Bacharach e David também foram compositores de brilhantes e (premiadíssimas) trilhas sonoras para cinema como Casino Royale (1967), Butch Cassidy and the Sundance Kid” (1969) e Alfie (1966). E ainda produziram uma obra prima do teatro musical: Promises, Promises (1968).
Como tantos outros compositores dos anos 1960, Burt Bacharach se apaixonou pela bossa nova e criou a impecável “The Look of Love” para a cantora Dusty Springfield. Mas foi além e contou em entrevista que a batida de “Do You Know the Way to San Jose” foi inspirada pelo baião brasileiro:
Em 1973 Bacharach brigou feio com Hal David e sua carreira nunca mais foi a mesma. Mas até o fim teve sua vida e o obra homenageada em tributos, documentários e com suas músicas, que jamais sairam de moda. Burt faleceu ontem dia 8, de causas naturais em sua casa de Los Angeles, aos 94 anos. Todos nós que temos um coração rezaremos uma pequena oração por ele.
Burt, você preencheu grandes momentos de minha juventude. Jamais esquecerei The look of love, South America Getaway e inúmeras outras que não caberiam aqui.
Faça o céu feliz. Você merece o céu e o céu merece você. Vá com a mesma paz que você proporcionou a muitos com sua música. R.I.P.
Tive a oportunidade de ver um show dele e seus maravilhosos musicos nos fim dos anos 70, acho que 78/79 no palácio das convenções do Anhembi em São Paulo. Um espetáculo inesquecível, talvez o maior que tenha visto em toda minha vida. Vá em paz, meu grande maestro. Seu legado jamais será esquecido. Fique em paz com Deus
Nome de grandeza e nobreza da música.
Gratidão por nos propiciar inúmeros momentos e tempos de muita alegria e felicidade.
Homenagens por tantas criações magníficas.
Respeito pela harmonia propiciada.
Admiração por suas canções estarem em milhares, milhões de vozes, mentes e corações.
Desejo muita sintonia com as novas sinfonias em sua excelsa moradia.
Esteja em paz na grandeza do Senhor dos Mundos, amado maestro Burt Bacharach.
R.I.P. Burt Bachararach, descanse em paz e alegre o Céu com as suas músicas memoráveis. Deixará saudades.