Quando um pedófilo espera encontrar uma vítima indefesa e se depara com um brutamontes de 1,93m, 140 quilos e uma barba ruiva, é sinal de que provavelmente chegou ao fim da linha: ele está diante de Alex Rosen.
Rosen é um norte-americano que se tornou um profissional na arte de caçar criminosos que procuram manter relações impróprias com menores de idade nos Estados Unidos. Nos últimos cinco anos, ele aperfeiçoou a arte de enganar pedófilos e entregá-los nas mãos da polícia.
Se tentarem fugir, pedófilos apanham
Às vezes, quando tentam fugir, eles também levam sopapos de Rosen, que tem 24 anos, mas parece ser muito mais velho. Morador de Houston, no estado do Texas, Rosen é o criador do Predator Poachers (Caçadores de Predadores), um grupo que expõe pedófilos principalmente na internet.
O jovem publica seus flagrantes no YouTube, onde seu canal tem quase 300 mil inscritos. Seu maior público, contudo, está no Twitter/ X, canal onde conta com o acompanhamento de mais de 430 mil seguidores.
Cada investigação do Predator Poacher leva semanas, ou até meses. Rosen e sua equipe primeiramente criam perfis falsos de menores de idade e esperam, assim, que alguém acabe mordendo a isca. Segundo Rosen, essa é a parte mais fácil do trabalho.
Basta criar uma publicação do tipo “estou em busca de amigos” — e, em muitos casos, nem isso. Depois de conversar com os alvos e extrair o máximo de informações, os investigadores independentes marcam encontros em locais públicos. Lá, em vez de uma criança ou adolescente, os pedófilos encontram Rosen e seu cinegrafista.
Maioria dos flagrantes é no Walmart
Muitos dos flagrantes acontecem em unidades da rede de supermercados Walmart — cheio de câmeras e apenas uma saída, o que dificulta a fuga do pedófilo. O porte físico dele ajuda: com perfil de pugilista, ele intimida seus alvos quando eles tentam fugir.
+ Leia mais notícia de Mundo na Oeste