O caixão da rainha Elizabeth II deixou o Castelo de Balmoral, na Escócia, na manhã deste domingo, 11. O cortejo segue em direção ao Palácio de Holyrood, em Edimburgo, também na Escócia, num trajeto de quase 300 quilômetros. O trajeto deve durar em torno de seis horas, pois o carro passará por várias cidades escocesas.
A princesa Anne e seu marido, Tim Laurence, acompanham o cortejo em um carro que segue atrás do oficial. O cortejo avançará em um ritmo mais lento para conseguir alcançar o maior número de pessoas que queiram se despedir da rainha.
Ontem, o Palácio de Buckingham confirmou a data do funeral da monarca e os eventos que o precedem. A cerimônia será em 19 de setembro, na Abadia de Westminster.
O caixão deve permanecer em Holyrood até a tarde de amanhã e depois seguirá para a Catedral de St. Giles, também em Edimburgo. O rei Charles III e outros membros da família real participarão de uma procissão e assistirão a uma cerimônia na catedral.
Segundo o cronograma oficial, na terça-feira 13, o caixão com o corpo de Elizabeth II segue de avião para Londres e já será transportado para o Palácio de Buckingham. Na tarde do dia 14, o funeral sairá do Palácio de Buckingham ao Palácio de Westminster, onde ficará até a manhã de segunda-feira 19, data oficial do funeral. Nesse período, o público poderá prestar suas homenagens à monarca.
Agora que o Rei Charles assume a coroa britânica o nome do castelo vai mudar, daqui em diante será “Balmoron”.