A Câmara dos Representantes dos Estado Unidos (EUA) aprovou, neste sábado, 30, uma resolução por uma ampla margem de votos, com 355 a favor e 91 contra. Essa proposta estende o financiamento do governo norte-americano por mais 45 dias, com o objetivo de evitar uma paralisação que poderia resultar no fechamento de agências governamentais a partir de domingo 1º.
O projeto exigia o apoio de dois terços dos membros da Câmara para ser aprovado. Agora, o texto seguirá para o Senado.
+ Cientistas conseguem mapear a Zelândia, continente quase 100% debaixo d’água
Conforme o texto aprovado, estão previstos US$ 16 bilhões para apoio federal em situações de catástrofes naturais, medida alinhada à posição defendida pelo presidente dos EUA, Joe Biden. No entanto, ficou de fora a verba que o governo pretendia destinar para financiamento adicional à Ucrânia ou para segurança de fronteiras.
A aprovação deste projeto de lei ocorre em um momento crítico, uma vez que o prazo final para a provação do orçamento federal é até 1° de outubro.
As paralisações
Anualmente, o ano fiscal nos EUA inicia em 1° de outubro. Este é o prazo limite para o Legislativo aprovar 12 projetos de leis orçamentárias autorizando gastos das agências federais. Sem esses projetos, o governo ficaria impossibilitado de pagar militares, funcionários públicos, conceder empréstimos e manter parques nacionais abertos, o que resultaria em tumulto nos serviços essenciais.
+ Economia dos EUA pode parar a partir de domingo
Para evitar interrupções, os congressistas podem optar por aprovar uma lei de financiamento temporário até que o orçamento completo seja finalizado. Garantindo a continuidade das operações do governo evitando paralisações.
Leia também: “Moraes vota para condenar dona de casa a 14 anos de prisão”
Todos os anos é a mesma coisa: Aprovam ao apagar das luzes…