Amina Abakarova, campeã de xadrez russa, foi suspensa depois de supostamente envenenar sua rival de infância, Umayganat Osmanova. O incidente ocorreu na última sexta-feira, 2, em Makhachkala, sul da Rússia.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Amina, de 43 anos, teria espalhado mercúrio nas peças de Umayganat antes de uma partida. As câmeras de segurança registraram Amina se aproximando da mesa da rival e espalhando o conteúdo de um frasco.
Umayganat sofreu “tontura severa e náuseas” pouco depois do início da partida e precisou de atendimento médico. Sazhid Sazhidov, presidente da Federação de Cultura Física e Esportes da República do Daguestão, confirmou que mercúrio foi aplicado no local de jogo de Osmanova.
Segundo o jornal britânico The Telegraph, Amina afirmou a outros competidores que sua ação foi uma forma de “vingança”. Umayganat teria dito coisas “desagradáveis” sobre ela e seus familiares. A criminosa disse que realizou o ataque apenas por “hostilidade pessoal” e para “assustar” a rival.
Rival ganhou vaga no xadrez
Apesar do envenenamento, Umayganat continuou no torneio e conquistou uma das vagas premiadas. Malcolm Pain, diretor de xadrez internacional da Federação Inglesa de Xadrez, comentou o ocorrido.
“Nunca vi nada parecido antes”, disse Pain. “Este é o primeiro caso registrado de alguém usando uma substância tóxica na história do xadrez.”
Alexander Tkachyov, diretor-executivo da Federação Russa de Xadrez, declarou que a federação considera a imposição de uma proibição vitalícia a Amina.
Os demonios sempre estao superando a maldade. Incrivel a mentalidade dessa besta, nao tem o minimo de respeito e amor com a vida de outro ser humano.