Um C-177 Globemaster, avião das Forças Armadas do Canadá, transportou na quinta-feira 3 ajuda militar à Ucrânia. Na aeronave, estão equipamentos de proteção individual, para transporte de cargas e para vigilância e detecção.
“O Canadá é firme em seu apoio à soberania, integridade territorial e independência da Ucrânia”, afirmou o governo canadense em comunicado. “Esta doação de equipamentos ajudará ainda mais as forças de segurança ucranianas a se defenderem contra as ameaças da Rússia e o acúmulo militar dentro e ao redor da Ucrânia.”
Desde 2015, por meio da operação Unifier, criada para auxiliar o país europeu, o governo do Canadá enviou US$ 23 milhões em equipamentos para ajuda militar à Ucrânia. Entre eles estão: sistemas de comunicação usados para operações de campo, um hospital de campanha móvel e equipamentos de descarte de explosivos. Além disso, 33 mil soldados ucranianos receberam treinamento canadense de táticas avançadas nesse período.
“Durante minha visita à Ucrânia, o ministro [da Defesa] Reznikov e oficiais ucranianos reiteraram a sincera gratidão de seu país pela missão de treinamento e capacitação do Canadá, a Operação Unifier”, disse a ministra da Defesa do Canadá, Aninta Anad. “A doação de hoje reforça o apoio do Canadá à Ucrânia e ajudará a Ucrânia a permanecer soberana e segura. Diante da agressão russa injustificada, o Canadá está com a Ucrânia”.
Outros países também estão enviando ajuda militar à Ucrânia. Entre eles, os Estados Unidos, que forneceram mais de 500 toneladas de armamentos na terça-feira 1.
Ué , os governantes não estavam escondidos embaixo das camas, se cagando de medo dos protestos dos caminhoneiros ???