Um carro em alta velocidade atropelou e matou seis pessoas que se divertiam em um Carnaval de rua em Strepy-Bracquegnies — a 60 quilômetros da capital da Bélgica, Bruxelas —, no domingo 20. As autoridades do país negaram se tratar de um ato terrorista.
Os suspeitos, o motorista e um acompanhante, estão presos. Ambos têm idade acima dos 30 anos e são de La Louvière, uma cidade industrial próxima à fronteira com a França. De acordo com a Promotoria Pública, 26 pessoas ficaram feridas e dez estão em estado grave.
Durante o período da quaresma, várias festas de Carnaval ocorrem em cidades e vilarejos belgas. Os desfiles mais conhecidos são em Binche e Aalst. O prefeito da cidade, Jacques Gobert, disse que entre 150 e 200 pessoas participavam da festa.
Testemunhas relataram que o motorista do veículo parecia ter a intenção de atingir as pessoas e que dirigia em alta velocidade e não freou.
O primeiro-ministro da Bélgica, Alexander de Croo, condenou o que chamou de “cenas terríveis” e lamentou o ocorrido. “Este domingo era para ser um dia de festa, transformou-se num dia de drama para o país”, disse.
Carro invade festa e mata 6 pessoas? Essa é nova para mim, pensava que o condutor desse carro tinha se utilizado dele para invadir a tal festa e matar pessoas.
Ufa! Coitados dos belgas. Por um momento pensei que fosse no Rio.