Um casal norueguês encontrou uma espada da Era Viking em seu jardim enquanto trabalhavam nas obras de expansão da sua casa. Além disso, eles acharam um túmulo e diversas joias.
Oddbjorn Holum Heiland e sua esposa, Anne, cavavam no quintal de casa em Setesdal, no sul da Noruega. “Eu não ia cavar muito, apenas um pouco na encosta atrás da casa para conseguir mais espaço entre a casa e o terreno”, disse Heiland.
Leia Também: “Descoberta Nova Iorque ‘viking‘”
As duas peças de espada encontradas fazem parte de uma relíquia que mede 70 centímetros de comprimento, e a lâmina é de 5 cm no ponto mais largo. O estilo do punho encontrado na espada data por volta do final dos anos 800 e início dos 900. “Mas é o cabo que nos diz que esta é uma espada da Era Viking”, explicou o arqueólogo Joakim Wintervoll, do município de Agder.
Como a espada viking foi descoberta
Quando Heiland removeu a grama e o solo, ele encontrou uma pedra oblonga (mais comprida que larga). Depois, a colocou de lado e continuou com a escavação. Quando o balde da escavadeira atingiu a próxima camada de terra, uma “coisa de ferro” apareceu.
Leia Também: “Divulgadas imagens de naufrágio mais antigo da Noruega”
Depois. ele percebeu que a pedra removida poderia ser uma lápide. Ele pesquisou um pouco e encontrou uma espada quase idêntica da Era Viking, que havia sido encontrada anteriormente, em outra parte do país.
No dia seguinte, o arqueólogo Joakim Wintervoll, e Jo-Simon Frshaug Stokke, do Museu de História Cultural de Oslo, estudaram a descoberta. Ambos confirmaram: “um viking foi enterrado no quintal do casal de noruegueses”.