Em artigo publicado na Edição 255 da Revista Oeste, a jornalista Ana Paula Henkel detalha o caso que envolve a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), que já é considerado um dos maiores escândalos de corrupção e desvio de recursos públicos da história do país.
Leia um trecho da reportagem sobre a Usaid:
“A Usaid é a principal agência do governo dos EUA para fornecer ajuda externa e ‘gerenciar programas em países de baixa renda para vários propósitos, tais como: ajuda em desastres, socorro aos pobres, cooperação técnica em questões globais, incluindo o meio ambiente, interesses bilaterais dos EUA e desenvolvimento socioeconômico’. Pelo menos essa é a descrição oficial do órgão.
Em 1961, o Congresso Americano aprovou a Lei de Assistência Estrangeira, que reorganizou os programas de assistência internacional dos EUA e determinou a criação de uma agência para administrar a ajuda econômica. A USAID foi posteriormente estabelecida pela ordem executiva do presidente John F. Kennedy, que buscou unir várias organizações e programas semelhantes já existentes sob uma única agência.
Mas foi apenas agora, em 2025, que o fio da corrupção do órgão foi puxado.”
O artigo “Follow the money” está disponível a todos os mais de 100 mil assinantes da Revista Oeste.
![Sede da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), em Washington, DC | Foto: Shutterstock](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2025/02/shutterstock_2189106093-copiar.jpg)
Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.
Revista Oeste
A Edição 255 da Revista Oeste vai além do texto de Ana Paula Henkel. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de J. R. Guzzo, Evaristo de Miranda, Cristyan Costa, Rodrigo Constantino, Alexandre Garcia, Carlo Cauti, Flávio Gordon, Augusto Nunes, Adalberto Piotto, Eugênio Goussinsky, Ubiratan Jorge Iorio, Dagomir Marquezi e Guilherme Fiuza.
Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui.