Um acordo de cessar-fogo em Gaza é “provavelmente a melhor, talvez a última oportunidade” de resgatar os reféns presos pelo grupo terrorista Hamas. A afirmação é do secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Ele declarou nesta segunda-feira, 19, que o recente esforço diplomático de Washington para alcançar uma resolução para a guerra no Oriente Médio pode “colocar todos em um caminho melhor para paz e segurança duradouras”,
Blinken chegou a Israel neste domingo, 18, onde se encontrou com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. As negociações em direção a um cessar-fogo, que vêm ocorrendo há meses, vão continuar nesta semana no Cairo, depois de uma reunião de dois dias em Doha, na semana passada. As informações são da Reuters.
Blinken intensifica a pressão diplomática para um cessar-fogo em Gaza
Blinken pretende intensificar a pressão diplomática norte-americana para garantir avanços nas negociações ainda nesta semana. Os EUA já apresentarem propostas que mediadores acreditam poder fechar as lacunas entre as partes em conflito.
“Este é um momento decisivo; provavelmente a melhor, talvez a última oportunidade para trazer os reféns para casa, conseguir um cessar-fogo e colocar todos em um caminho melhor para uma paz e segurança duradouras”, disse Blinken a repórteres, antes de se encontrar com o presidente israelense, Isaac Herzog.
+ Israel e EUA em ‘alerta máximo’ contra ataque do Irã
O secretário de Estado afirmou o “estou aqui [em Israel] como parte de um esforço diplomático intensivo sob as instruções do presidente Joe Biden para tentar levar esse acordo até a linha e, finalmente, além da linha”.
É hora de todos dizerem sim e não procurarem desculpas para dizer não”, acrescentou.
Até agora, os mediadores — Catar, EUA e Egito — não conseguiram reduzir suficientemente as diferenças para chegar a um acordo, mesmo depois de meses de negociações intermitentes.
Horas depois da chegada de Blinken, o grupo terrorista Hamas culpou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, por “frustrar os esforços dos mediadores”, atrasar um acordo e expor os reféns israelenses em Gaza à mesma agressão enfrentada pelos palestinos.
Urgência para alcançar um cessar-fogo
A urgência para alcançar um cessar-fogo cresce em meio a temores de uma escalada regional. O Irã ameaçou retaliar contra Israel depois da eliminação do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerã, em 31 de julho.
Blinken reiterou o alerta dos EUA: “Também é hora de garantir que ninguém tome medidas que possam descarrilar esse processo, e por isso estamos trabalhando para garantir que não haja escalada, que não haja provocações”.
Confira imagens do encontro entre o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu
#US Secretary of State Antony Blinken meets #Israeli Prime Minister Benjamin Netanyahu in #Jerusalem. On his ninth regional tour since the war erupted, Blinken is delivering #Washington's renewed intensive diplomatic efforts to push for a #Gaza truce pic.twitter.com/WQ818oaTAR
— The New Region (@thenewregion) August 19, 2024
Como fazer acordo com quem tem, por meta de vida, destruir Israel e os USA?