A crise do Ocidente com a Rússia não escalou apenas em manobras militares entendidas como provocação e ameaça na fronteira da Ucrânia. Também o tom geralmente sóbrio da diplomacia deu lugar a um vocabulário mais aguerrido pelo chanceler russo.
Depois de um encontro em Moscou, realizado na quinta-feira 10, entre o diplomata russo Serguei Lavrov e a secretária de Relações Exteriores britânica, Liz Tuss, para tentar amenizar a instabilidade na região, o decano da diplomacia do Kremlin não economizou adjetivos para descrever suas expectativas.
“Estou honestamente desapontado que nós tenhamos tido uma conversa entre um idiota e uma pessoa surda, que ouve, mas não escuta”, disparou Lavrov, em entrevista coletiva após o encontro.
Lavrov ainda acusou os ocidentais de falta de conhecimento sobre as questões geopolíticas envolvendo a Ucrânia: “Nossas explicações mais detalhadas caíram em solo despreparado”, referindo-se às dúvidas dos colegas britânicos sobre as movimentações militares.
O chanceler russo respondeu de maneira gélida sobre as manobras militares que seu país tem feito na fronteira com a Ucrânia: “[Os ocidentais] dizem que a Rússia está esperando o solo congelar para que nossos tanques possam entrar mais facilmente na Ucrânia. Eu acho que o solo estava assim aqui com nossos colegas britânicos, para quem inúmeros fatos que trouxemos apenas quicaram para longe”, retrucou.
Também a porta-voz do Kremlin, Maria Zakharova, afirmou à colega britânica: “Se alguém precisa ser salvo de algo, é o mundo da estupidez dos políticos ocidentais”, disse.
A tensão com possibilidade de uma invasão russa à Ucrânia atingiu o “momento mais perigoso da crise”, segundo afirmou o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, em um encontro em Bruxelas.
Civis da Ucrânia já se preparam com treinamento médico e militar para o risco de uma invasão russa no Mar Negro. Durante o desfile de abertura das Olimpíadas de Pequim, Vladimir Putin foi flagrado cochilando justamente durante apresentação da delegação ucraniana.
Esse papo já encheu, manda esses caras comprarem um galeto um garrafão de vinho de 5 litros e sentarem em baixo de uma árvore e jogarem conversa fora
A fábula do lobo e o cordeiro ao vivo e a cores se encena na Europa Oriental.
Quem vive da espada da espada morrerá!
Reiterando.
A Oeste e´ imprescindivel quando informa a respeito da realidade brasileira.
Guzzo,Nunes,Fiuza,Henkel e agora Coppola ilustram detalhadamente esta realidade.
A respeito das informacões internacionais não se pode afirmar o mesmo.
Imprecisões a respeito dos temas de saude e geopolitica.
¨Commodus discessus ¨ e´o que a meu ver esta´acontecendo.
Portanto , como dizia Wolinsky , je ne veux pas mourir idiot !
Apropo´, Lavrov não esta´errado.
A paz é regra, guerra é excessao. URSS é o contrario. N’est pas ?.