Peter Sloly, chefe da polícia de Ottawa, capital do Canadá, renunciou na terça-feira 15, depois que o primeiro-ministro do país, Justin Trudeau, declarou estado de emergência. Ele deixou o cargo em meio aos protestos dos caminhoneiros que se opõem à obrigatoriedade da vacina contra a covid-19.
“Infelizmente, ficou claro que muitos membros do Conselho de Polícia, da Câmara Municipal e o público em geral não estavam satisfeitos com a resposta da polícia em encerrar a ocupação”, disse o prefeito de Ottawa, Jim Watson, afirmando que o motivo da renúncia não foi a decretação do estado de emergência.
A medida tomada por Trudeau permite a proibição das manifestações de rua. Por meio dela, os policiais agora podem prender os veículos utilizados em bloqueios, e os motoristas de reboques são obrigados a auxiliar as autoridades a fazerem esse trabalho.
De acordo a CTV NEWS, emissora local, Sloly não impediu que os manifestantes circulassem pela Wellington Street, a principal rua que dá acesso ao Parlamento canadense. O agora ex-chefe da polícia disse que tentava evitar um derramamento de sangue em meio à crise.
Manifestações por todo o Canadá
Os protestos se estendem por todo o Canadá. Uma ponte que liga Windsor, Ontário e Detroit ficou bloqueada por uma semana. Ela é vital para as cadeias de suprimentos da indústria automobilística global.
Apesar de ser prerrogativa do primeiro-ministro invocar o estado de emergência quando entender que o país está sob ameaça, isso não ocorria havia meio século e ainda precisa ser ratificado pelo Parlamento dentro de uma semana.
A decretação do estado de emergência também autoriza o bloqueio das contas dos manifestantes, conforme detalhou Chrystia Freeland, ministra das Finanças do país. As regras de combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo no país foram ampliadas para que se estendam às plataformas de financiamento coletivo, de onde boa parte da verba usada nos protestos atuais foi coletada.
Vai lá!!
PRENDAM TODOS SE SÃO MACHOS MESMO…
Tá mais do que na hora de NÃO CUMPRIR ORDENS ABSURDAS DE DITADORES…travestidos de democratas…
Bravo!! O mundo está acordando. Parabéns aos caminhoneiros canadenses que iniciaram onda dos COMBOISO PELA LIBERDADE!!!
O povo não aguenta mais mordaças, isto é a democracia
Renunciou,ou, foi renunciado???? Bem feito para o tirano de plantão.
#ForaTrudeau
O chefe de polícia mandou avisar que irá renunciar, talvez por não concordar com a tirania do Justin Trudeau, o cubano.
Esses canadenses são muito estranhos… muito estranhos, talvez seja por causa do frio intenso que sofrem. É isso.
É absolutamente imperativo que em regime democrático ORDENS ABSURDAS não se cumpram!
O Canadá está sob ordens DITATORIAIS ou seja, o povo NÃO se sente representado por essa “coisa” chamada Trudeau…
Em países realmente democráticos a polícia serve ao povo, já nos países comunistas, a polícia serve ao governo.
Esperando o primeiro-ministro Millenium renunciar e deixar o cargo para um MACHO RAIZ.
Todo apoio a esses bravos guerreiros! Continuem firmes e fortes, o futuro depende do que fizermos hoje!
Perfeito Ana Paula !
Provavelmente não queria ter de cumprir ordens arbitrárias e prender pessoas que apenas lutam por sua liberdade
“Infelizmente, ficou claro que muitos membros do Conselho de Polícia, da Câmara Municipal e o público em geral não estavam satisfeitos com a resposta da polícia em encerrar a ocupação”, disse o prefeito de Ottawa, Jim Watson.
Não, senhor prefeito… a resposta que o público em geral está esperando é outra: o fim da tirania.