A inflação no Chile registrou em maio uma alta de 1,2% em relação ao mês anterior. Em 12 meses, o índice acumulado chegou a 11,5%, o nível mais alto desde julho de 1994. Os aumentos foram liderados pela categoria de alimentos e bebidas, além dos preços das passagens de transporte. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas na semana passada.
Somente nos primeiros cinco meses do ano, a inflação acumulada no país já atingiu 6,1%. O Banco Central estima que a variação interanual continue aumentando para pelo menos 13% até o fim do primeiro semestre.
Relacionadas
Segundo a presidente do Banco Central, Rosana Costa, a inflação no país se deve a fatores exclusivamente internos, e culpou a retirada sistemática dos fundos de pensão por exacerbar o superávit de dinheiro na economia.
Diante dos resultados inflacionários, a autoridade monetária chilena resolveu aprovar um novo aumento da taxa de juros, que passou de 8,25% ao ano para 9% em 7 de junho.
Como aconteceu em muitos outros países, a reação do Banco Central do Chile foi mais tardia do que seria aconselhável de acordo com os padrões convencionais. A alta das taxas de curto prazo começou no país em setembro de 2021, partindo de uma taxa de apenas 0,5%, enquanto em países como o Brasil a correção começou em março de 2021 e partindo de uma taxa de 2%.
O ministro da Fazenda do Chile, Mario Marcel, culpou o aumento dos preços internacionais pela elevação drástica da inflação no país, que é governado pelo presidente esquerdista Gabriel Boric.
As previsões oficiais de crescimento para em 2022 foram reduzidas de 3,5% para apenas 1,5%. Se esta última previsão se concretizar, o crescimento será o mais baixo desde 2017.
Vagabundos na direita, vagabundos na esquerda, vagabundos do Centrão, todos desgraçados filhos da mesma mãe com um jumento. Parem de reclamar da vida, vão trabalhar, vão estudar, deixem de ser otários e parem de falar idiotices, seus idiotas ignorantes, incompetentes, impotentes de sexualidade duvidosa. Falam em golpe militar ou em luta armada, mas vivem escrevendo bobagens no celular, nunca pegaram em uma arma, nunca atiraram em ninguém, nunca mataram um único bandido. Molengas incompetentes!
Amigos, e lá vai o Chile “descendo a ladeira”. “O preço da liberdade é a eterna vigilância”. Os chilenos não foram votar e a conta vai chegar.
Não sei o que esse criminoso ainda faz na presidência do país.
Não demora muito, se o Brasil continuar indo bem, veremos chilenos por aqui…. A verdade que o nível intelectual deles é muito melhor que o Brasil. Boa parte fugirá para Espanha e Alemanha…
Mais um país que vai quebrar por ter acreditado nas mentiras de um candidato comunista.
Voto imbecil tem consequências – bem-vindos à mais nova republiqueta bolivariana do Sul! E saber que ainda há ACÉFALOS pensando em votar no Molusco!
O eleitor do bozoasno zurra qdo lê reportagem como essa, ignorando que nossa inflação aqui está maior que a deles, nosso salário mínimo é 35% menor que o deles e nossa taxa de desemprego é quase o dobro da deles. Aqui que vivemos com um presidente débil mental, que afundou nosso país, esses mesmos imbecis fazem cara de paisagem e dizem que o bozoasno tem razão, vai entender
Comuna Detected. Warning!!!!! Bread with mortadella!!!!
Is that your best argument?? As smart as anyone Who feedback on grass.
Sugiro você ler um livro (se você ler é claro) chamado Sussurros de Orlando Figes , que aborda sobre a era Stalin ( ou Era Comunista), depois de lê-lo, se continuar a ser comunista, só posso dar a você meus pêsames.
Gilmar, sai dessa bolha, é para o seu próprio bem.
Chile em péssimas mãos. Resultado bem previsível.
Já era! Quem puder que se retire enquanto ainda tiver algum dinheiro, o futuro é o abismo…
Caçapa cantada há meses….
A sentença pra quem escolhe a esquerda pra comandar seu país, é de imediato passar de porcos para coqueiro. Se lasquem idiotas.
O Chile está colhendo o que plantou. O povo escolheu um comunista pra presidente, agora, que arque com suas escolhas.
Logo,logo vão estar comendo cachorro.
O Chile será o primeiro país da AL a fazer uma intervenção militar….o EXÉRCITO CHILENO não é o argentino viu.
Então preparem-se para fortes emoções e satisfações em ver a escumalha esquerdalha fugir e chorar o “leite derramado” dos seus altos salários nos cargos públicos.
Pena que a cegueira do povo, que acredita do “canto da sereia” da esquerda só começa a se desfazer depois que já é tarde demais… Agora, vão mudar a constituição, vão fazer mil e uma, para se manter indefinidamente no poder…
Espero que aqui, não deixemos o mesmo acontecer. Pena que poucos conseguem abrir os olhos para os exemplos da Venezuela, Argentina, Peru e agora Chile… O povo continua cego…
Já começou… até que demorou…
Isso é o padrão esquerdista ..
A culpa é sempre dos outros e não dá péssima escolha que fizeram
Agora com a extrema esquerda no poder, o nome do filme é “Chile, o Início do Fim”.