Especialistas alertaram sobre a autorização prematura de vacinas antes que os testes de último estágio sejam concluídos
A China recebeu “compreensão e apoio” da Organização Mundial da Saúde (OMS) antes de iniciar o uso emergencial de suas vacinas candidatas contra a covid-19.
A informação foi repassada por uma autoridade de saúde chinesa a veículos internacionais.
LEIA MAIS: “Covid-19: Governo libera recursos para acelerar vacina”
Segundo a CNN Internacional, especialistas e desenvolvedores de vacinas no Ocidente alertaram sobre a autorização prematura de vacinas antes que os testes de último estágio sejam concluídos.
Zheng Zhongwei, um funcionário da Comissão Nacional de Saúde da China, disse nesta sexta-feira, 25, que Pequim aprovou um plano de teste para o uso emergencial das vacinas contra covid-19 no final de junho.
“Após a aprovação, comunicamos e informamos os representantes relevantes do escritório da OMS na China e obtivemos a compreensão e o apoio da OMS”, disse ele em entrevista coletiva.
O representante da OMS na China não respondeu de imediato a um pedido de comentário da agência Reuters.
A cientista-chefe da agência, Soumya Swaminathan, disse em Genebra neste mês que autoridades reguladoras nacionais podem aprovar o uso de produtos médicos em suas jurisdições na situação atual de emergência, mas descreveu a medida como “solução temporária”.
A solução de longo prazo está na conclusão dos testes de estágio avançado, disse a autoridade da OMS.
Corrida
A China tem sido um dos maiores participantes na corrida global para desenvolver uma vacina contra o coronavírus. Atualmente, tem 11 vacinas em testes clínicos e quatro em testes de fase 3.
Globalmente, existem 38 vacinas em teste em humanos, entre as quais nove chegaram à última fase de experimentação, de acordo com a OMS.
Vai la e toma seu dragao de m…………………………………………
Compreensão da OMS! Tá!
Uma vacina leva cerca de 10 anos até chegar à população. Se elaborada com muita pressa, cerca de 5 anos. Em minha opinião, não pode ser sério isso que está ocorrendo.
quem poderia imaginar? kkkkk
Novidade, a OMS é da China, vcs acham q eles iriam negar.