Autoridades chinesas afirmaram nesta quarta-feira, 15, que os Estados Unidos estariam usando balões de alta altitude para sobrevoar regiões da China como Xinjiang, além do Tibete, e alertaram que tomarão medidas contra as entidades americanas que “desafiam a soberania chinesa”, enquanto agrava-se a tensão diplomática entre os dois países.
“A China se opõe firmemente a isso e tomará contramedidas contra as entidades americanas relevantes que minam a soberania e a segurança da China de acordo com a lei”, disse Wang, ministro das Relações Exteriores da China, sem especificar quais seriam as medidas.
De acordo com o país asiático, os EUA sobrevoaram o espaço aéreo chinês, sem permissão, mais de dez vezes desde maio de 2022.
“Sem a aprovação das autoridades chinesas relevantes, ele voou ilegalmente pelo menos 10 vezes sobre o espaço aéreo territorial da China, incluindo sobre Xinjiang, Tibete e outras províncias”, afirmou Wang. A região do Tibete é disputada entre o Partido Comunista Chinês e movimentos autônomos, incluindo a representatividade do Dalai Lama, desde o início do século XX.
A tensão diplomática entre Washington e Pequim aumentou depois que militares dos EUA derrubaram, no início do mês de fevereiro, um suposto balão espião chinês. A China diz que o balão estava sendo usado para pesquisa civil e acabou se desviando, por engano, do percurso programado, e que a reação da Defesa dos EUA foi exagerada.
“Os EUA abusaram da força, reagiram de forma exagerada, agravaram a situação e usaram isso como pretexto para sancionar ilegalmente empresas e instituições chinesas”, disse Wang.
Na mesma semana, outros balões chineses que teriam se desviado do seu percurso original foram vistos na Colômbia, Chile, Caribe entre outros países latino-americanos.
E a quem interessa bacen não subordinado ao presidente eleito, seja lula ou Bolsonaro? A quem interessa juros altíssimos? O que a mídia ganha divulgando insistentemente que juros altos são remédio pra inflação? Qual seria o compromisso do presidente do bacen, um menino de boa família, estudado fora etc com o povo brasileiro? Entenda: bacen independente é um quarto poder a serviço do fmi, banco mundial, Santander, rothschild etc. vão quebrar o país com juros absurdos.
Ué, os chinguelinges pode e os EUA não podem ?
Por enquanto isto é narrativa dos chineses.
Desviou sem querer né… Aham sei… A China está é espionando geral principalmente com esses patetas comunistas tupiniquins latino americanos ensaiando uma ‘URSAL’ e serem todos “CUPINXAS” de ditaduras.
Sic…”Na mesma semana, outros balões chineses que teriam se desviado do seu percurso original foram vistos na Colômbia, Chile, Caribe entre outros países latino-americanos.”
Poxa…são balões chineses. Esses chinglings nem conseguem fazer os balões ficarem em rota correta rsrs. E essas ameaças chinesas, lembram as ameaças russas na guerra fria. As únicas coisas que esses chineses fazem bem são, alloz cololido com flangu xadlês e vílus lespilatólios, o resto é história.
Todos os seus eletrônicos são chineses amigo. Possivelmente metade das suas roupas tb. A indústria chinesa gera produtos de qualidade e menor custo e ainda milhões de empregos no Brasil nas lojas que revendem produtos feitos naquele país.
Essa história de balão espião não passa de cortina de fumaça para distrair a mídia ocidental, visando esconder o fato de terem sido descoberto, pelo jornalista estadunidense, Seymour Hersh, por terem cometido terrorismo na explosão do gasoduto russo Nord Streem 1.