A segunda caixa-preta do Boeing 737-800, da China Eastern Airlines, foi encontrada neste domingo, 27, pelas autoridades do país. A informação foi divulgada pela agência de notícias Xinhua.
O equipamento encontrado é o gravador de dados da aeronave e estava a 1,5 metro abaixo do solo. A outra caixa-preta — o gravador de voz da cabine — foi encontrada na quarta-feira 23 e enviada a Pequim para ser examinada por especialistas. A recuperação dos equipamentos vai auxiliar nas investigações do acidente.
A queda do avião ainda é um mistério para os investigadores, incluindo funcionários do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA e da Administração Federal de Aviação, que estão se juntando às agências chinesas na investigação do caso.
O Boeing 737 caiu em Guangxi, uma região montanhosa no sul da China, depois de uma descida misteriosa na vertical. A aeronave seguia de Kunming à cidade portuária de Guangzhou. Ontem, as autoridades do país confirmaram a morte das 132 pessoas que estavam na aeronave — 123 passageiros e nove tripulantes.
Um vídeo capturado pela câmera de segurança de uma empresa de mineração chinesa revelou que a queda do avião se deu num mergulho de 8,8 mil metros a mais de 1,1 mil quilômetros por hora. A agência de aviação civil não esclareceu até agora se houve algum diálogo dos pilotos com a torre de comunicação antes da queda.