A China apresentou nesta sexta-feira, 24, propostas para encerrar a guerra da Ucrânia. A iniciativa do Partido Comunista acontece no dia em que o conflito completa um ano.
Em documento divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores, Pequim defende um cessar-fogo imediato e pede negociações para a paz. “Todas as partes devem apoiar a Rússia e a Ucrânia a trabalharem na mesma direção e a retomarem o diálogo da forma mais rápida possível”, comunicou a pasta, acrescentando que trabalha para evitar uma escalada no conflito.
No texto, o regime chinês apresenta 12 propostas para que as partes envolvidas na guerra cheguem a uma “solução política”. O país defende o fim de sanções impostas à Rússia e o estabelecimento de corredores para a retirada de civis das áreas de conflito e para a exportação de grãos.
“Todas as partes devem permanecer racionais e exercer moderação, evitar atiçar as chamas e agravar as tensões, para que a crise não se deteriore ainda mais ou até saia do controle”, afirmou o comunicado. A China ainda se posicionou de forma contrária ao uso de armas nucleares. “As guerras nucleares nunca devem ser travadas. A ameaça ou uso de armas nucleares deve ser combatida.”
É incrível como a mídia consegue manter as pessoas na ignorância!
A paz não será possível enquanto o direito de secessão dos povos da Crimeia e Donbass for violado.
Vamos lembrar que o conflito começou em 2014, no golpe de estado que derrubou o presidente ucraniano pró-russia do poder, e implantou um governo que proibiu a língua e cultura russas em toda a Ucrânia. Ato contínuo, Crimeia e Donbass que são russófonos decidiram se separar da Ucrânia através de plebiscitos democráticos. Em retaliação, a Ucrânia bombardeou civis russófonos no Donbass de 2014 a 2022, e ANTES DA INVASÃO RUSSA JÁ TINHA MATADO MAIS DE 3 MIL INOCENTES RUSSÓFONOS INCLUINDO CRIANÇAS.
A paz não será possível enquanto ONU e OTAN insistirem em instalar MÍSSEIS NA FRONTEIRA UCRANIANA A 5 MINUTOS DE MOSCOU, da mesma forma que nos anos 60 foi inaceitável para os americanos a instalação de mísseis soviéticos em Cuba.
Querem paz? As pré-condições são justas e evidentes: Crimeia e Donbass independentes da Ucrânia (podem se juntar à Rússia se quiserem) e Ucrânia sem armas e exércitos da OTAN.
Qualquer outro caminho significa o desrespeito aos 8 milhões de russófonos na Ucrânia e ameaça bélica inaceitável contra o povo e governo russos. E significa a continuação da guerra. Uma guerra que pode durar anos ou até décadas.
Comunista dizendo a comunista.
Eles falaram em devolver os territórios ocupados pelos russos à Ucrânia ????
Acabar com a guerra é fácil, só a Rússia sair do território ucraniano. A Ucrânia não fez nada com o país vizinho. E um pequeno detalhe, se as “democracias” do ocidente fossem mais capitalistas e deixassem o maldito progressismo de lado, a China seria automaticamente punida, pois a indústria, o comércio esta do lado do faturamento e não da lacração, empresas estão na China pois lá ganham mais, apesar de ter um governo comunista.
Tem chinês na linha, né? Parece que o “mojo” do nine já não é o mesnmo…
Uai e o plano de paz do NINE? E o PREMIO NOBEL DA PAZ que lhe falta para glorifica-lo? não vamos deixar isso acontecer, vamos fazer um abaixo assinado e encaminhar para o XI JI PING, ameaçando-o, caso não mude de ideia.
Os únicos a meu ver que podem acabar com essa guerra absurda são os Chineses e Indianos. que apadrinharam Putin nessa empreitada sanguinária. Tá na hora das democracias puniram esses países absolutistas.
Muitas das empresas que temos em nossos países capitalistas estão lá nessa China comunista, justamente pelo dinheiro.